Especialista da UFSCar garante: “Crianças autistas podem aprender a falar”

Escrito por em 28/05/2018

Especialista da UFSCar garante: “Crianças autistas podem aprender a falar”

Foto: Divulgação

“Crianças autistas podem aprender a falar”. A afirmação é do professor Celso Goyos, do Departamento de Psicologia da UFSCar e diretor do Instituto LAHMIEI Autismo da Instituição, que trabalha com o tema há 40 anos. “A fala é muito importante e está ligada diretamente ao desenvolvimento. Como a partir da fala outras linguagens são construídas, esse tipo de ensino é um dos principais desafios para os profissionais e os pais que lidam com autistas” completa o especialista.

Crianças com algum tipo de “Transtorno do Espectro Autista” não apresentam, na maioria dos casos, o desenvolvimento típico da fala apesar do potencial fisiológico. “Autistas têm todo o mecanismo estrutural pronto para a fala, tanto fonológico como auditivo. Eles não falam por uma questão comportamental”, explica Celso. Com isso, os pequenos desenvolvem outros mecanismos de comunicação, classificados pelos especialistas como inadequados e problemáticos. “Estas crianças não sentam, não têm contato visual, não imitam, ou seja, não têm os pré-requisitos para aprender a falar. É preciso ajudá-las a fazer tudo isso de forma adequada”, conta Celso.

Mas apenas a remoção dessas barreiras não vai levar a comunicação pela fala. É necessário ter conhecimento preciso a respeito de como a fala deve ser ensinada. Para ajudar pais e profissionais a vencerem este desafio, nos dias 8, 9 e 10 de junho, o Instituto LAHMIEI Autismo da UFSCar realiza um Curso de Ensino da Fala e Linguagem Complexa para Crianças com Autismo, em Natal, no Rio Grande do Norte. O curso será um divisor de águas.

Serão tratados desde conceitos preliminares, como estímulo e resposta verbal, motivação, até correspondência, por meio de estratégias de ensino comprovadamente eficazes com base em evidências científicas. Como desenvolver a fala de acordo com os padrões da língua nativa e como ensinar leitura e escrita com compreensão também serão tratados. O curso acontece no Arituba Park Hotel, que está localizado na Avenida Hermes da Fonseca, nº 1542, em Natal, no Rio Grande do Norte. O formulário de inscrições, investimento e mais informações estão disponíveis no site.


Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA