EdUFSCar lança livro sobre a escravidão em São Carlos

Escrito por em 29/11/2018

EdUFSCar lança livro sobre a escravidão em São Carlos

A EdUFSCar está lançando o livro “A Escravidão em São Carlos/SP – Inventário analítico“, de autoria de Álvaro Rizzoli. A obra integra a coleção “África e Diáspora” e trata, de forma sistemática e abrangente, da escravidão na região de São Carlos, focando na condição negra em várias dimensões.

O autor conta que o livro surgiu a partir de pesquisa sobre imigrantes italianos, ocasião na qual se deparou com um conjunto significativo de autos judiciais que envolviam escravos. O segundo passo foi pedir autorização a Curia Diocesana de São Carlos para investigar os documentos encontrados como, por exemplo, registros de batismo, óbitos e casamentos de escravos. Como integrava o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da UFSCar, Rizzoli organizou toda a documentação em um inventário. “Este é um trabalho que visa atender a pesquisadores interessados no tema escravidão, sobretudo em São Carlos. Sabemos que há dificuldades em se ter acesso a essas fontes. Então, o intuito foi organizar toda a documentação para que sirva de fonte de estudos”, explica o autor.

A professora emérita da UFSCar, Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, também comentou sobre o lançamento do livro: “Essa memória da escravidão em São Carlos desperta curiosidade, e rompe com o desconhecimento sobre as relações da sociedade são-carlense com escravizados. Da mesma forma, espera-se que ajude a reconstruir relações étnico-raciais que valorizem igualmente a todos os são-carlenses, descendentes de europeus, de africanos e demais povos que vêm, ao longo dos séculos, formando os cidadãos e as cidadãs da cidade”.

Já para o professor Ademil Lopes, da Unesp, a obra permite uma releitura de como a escravidão consolidou um processo que preserva e mantém rastros seculares de uma sociedade desigual, sendo os negros, em sua maioria, os testemunhos vivos desta parcela de brasileiros humilhados e esquecidos.

Confira mais informações no podcast do Rádio UFSCar Notícias veiculado em 29 de novembro de 2018.


Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA