Desafio UFSCar de Inovação e Empreendedorismo define projetos vencedores

Escrito por em 06/06/2018

Desafio UFSCar de Inovação e Empreendedorismo define projetos vencedores

No dia 7 de junho, acontece a grande final da primeira edição do Desafio UFSCar de Inovação e Empreendedorismo Serão dois vencedores, um na categoria “Startup” e outro na modalidade “licenciamento”. O evento é aberto a todos os interessados, de graça, e acontece no Anfiteatro Bento Prado Junior, que está na área Norte do Campus São Carlos, a partir das 14 horas.

Também será uma grande oportunidade de conhecer e interagir com o ecossistema de inovação de São Carlos. O evento de encerramento começa com uma palestra sobre inovação e, em seguida, as 10 equipes finalistas – com cerca de 30 participantes – apresentam suas marcas e ações de mercado a possíveis investidores que serão os jurados convidados.

O Desafio UFSCar começou em outubro do ano passado com 90 equipes – em um total de 241 participantes -, que interagiram, trocaram experiências, desenvolveram seus modelos de negócios e também receberam feedbacks de profissionais do mercado sobre seus projetos. Também houve capacitações sobre análise de mercado, planejamento financeiro, fontes de financiamento e propriedade intelectual, dentre outros temas. Os projetos amadureceram e os 10 finalistas foram selecionados baseados em seu potencial de globalização e benefício para sociedade; viabilidade econômica e de desenvolvimento; inovação e originalidade; além do comprometimento da equipe.

Segundo a organizadora do Desafio, Adriana Spinola, independente de quem vencer, a prioridade da Agência de Inovação da UFSCar, realizadora da iniciativa, foi possibilitar que todos os participantes desenvolvessem planos de negócios capazes de levar as tecnologias da academia para a sociedade, pois, segundo ela, não adianta o conhecimento estar dentro da universidade na cabeça de bons pesquisadores – ele deve beneficiar a sociedade como um todo, e a UFSCar possui importante papel nesse sentido.

“Mais importante que ter um vencedor ou plano com destaque foi o engajamento dessas equipes em se capacitar para desenvolver excelentes planos de negócios. São vencedores todos aqueles que conseguirem empreender e levar suas ideias para o mercado”, destaca Spinola. Para participar da grande final do Desafio UFSCar é necessário fazer inscrição no site www.desafioufscar.faiufscar.com.

Outras informações no podcast do Rádio UFSCar Notícias – edição da manhã de 6 de junho.

 


Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA