Coletivo de Areia promove 3º Workshop de teatro no Centro Cultural da USP

Escrito por em 01/07/2016

No dia 06/07 o Coletivo de Areia, grupo artístico que surgiu na cidade em 2014 e é formado por Claudia Alves Fabiano, atriz, orientadora de arte dramática do Tusp e doutoranda em Artes Cênicas (ECA-USP) e pelo artista visual e arquiteto Marko Dallabrida promoverá o 3º workshop gratuito de teatro no Centro Cultural da USP, encerrando assim a etapa de compartilhamento público do projeto “Demolições”.

Para a execução deste evento, além do Proac – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo e do Instituto Cultural Janela Aberta conta com apoios e parcerias, tais como: Tusp- Teatro da USP, Centro Cultural da USP de São Carlos, Grupo Coordenador de Atividades de Cultura e extensão da USP de São Carlos e da Rádio UFSCar.

O Projeto “Demolições” contempla duas linguagens: o teatro e as artes visuais, com experiências visuais fotográficas em espaços destruídos (e posteriormente demolidos) de São Carlos e a criação de um espetáculo teatral com texto inédito que tem estreia prevista para setembro/2016.

Trata-se de um projeto polifônico, que conta com a colaboração de artistas convidados, locados em São Carlos, São Paulo, Bauru e Berlim: Antonio Salvador, dramaturgo e escritor premiado com o livro: A Condessa de Picaçurova (Berlim), Francisco Peres, diretor (Bauru), Edison Bicudo, compositor de trilha original (SP), Aline Ferraz, provocadora cênica de Teatro-Documentário (SP), Ipojucan Pereira, provocador cênico de performatividade (SP), Maju Martins, preparadora corporal (São Carlos), Daniele Adorna, artista visual (São Carlos), Otacilio Alacran (colaborador em preparação vocal), Wendy Palo (produtora) e Magê Blanques (Figurinista). A maior parte da equipe é egressa da USP, dos mais diversos cursos, o que também possibilita um diálogo efetivo com a produção acadêmica de uma universidade pública.

O motor para a criação teatral é derivado de um campo híbrido, quando o teatro  passa a ser exibido, estudado e concretizado à luz de um estudo mais aprofundado das artes performativas, literatura e artes visuais, num vivo encontro entre imagem,palavra, som e presença no espaço, tendo como motor os espaços demolidos da mulher (internos e externos), tendo como pano de fundo as relações afetivas forjadas na tênue fronteira entre o que é ficção e o que é realidade, buscando uma compreensão estética do lugar do feminino na sociedade atual.

Sobre o workshop: “PRINCÍPIOS DE ILUMINAÇÃO ALTERNATIVA PARA A CENA” – que integra o Projeto “Demolições” (Contemplado com o Proac 2015 – espetáculo inédito).
No workshop serão analisados os diferentes espaços que a luz ocupa dentro da cena teatral, tais como: evidência, revelação, desenho, estética e ambientação. Também exploraremos alguns recursos comuns de fontes de luz “alternativas”, indo do fogo ao led residencial, passando por princípios básicos de eletricidade e o seu emprego em atividades cênicas.

Coordenação de Francisco Peres – Ator e diretor teatral, é bacharel em Direção pela Universidade de São Paulo (ECA-USP) e Mestre em Praticas Teatrais pela mesma instituição. Atuou como ator e performer em diversos grupos de São Paulo, como A Peste Cia de Teatro e Grupo Sensus. Trabalha desde 2009 no Teatro da USP, como Orientador de Arte Dramática, no campus de Bauru.

Data: 06/07/2016, quarta-feira
Horário: 19:30h – 22h
Local: Centro Cultural da USP de São Carlos – Av. Dr. Carlos Botelho, 1485.
Público-alvo: Praticantes de teatro
Vagas: 20

Os selecionados precisam levar alguma fonte de luz alternativa para experimentá-la durante o workshop.

INCRIÇÕES: até o dia 05/07/2016 pelo e-mail: coletivodeareia@gmail.com assunto: Workshop Iluminação Alternativa (enviar dados pessoais)

+ Confira os selecionados na página do facebook https://www.facebook.com/coletivodeareia: no dia 06/07 no período da manhã.