Coletivo de Areia promove 2º Workshop gratuito na cidade de São Carlos

Escrito por em 13/04/2016

No dia 16/04 o Coletivo de Areia e o Instituto Cultural Janela Aberta promoverão no Centro Cultural da USP de São Carlos o workshop: “O Feminino em Ruínas – Experimentos cênicos de teatro-documentário, como parte integrante do Projeto “Demolições” (Contemplado com o Proac 2015 – espetáculo inédito)”, que será coordenado por Aline Ferraz.

O projeto que contempla o teatro e as Artes Visuais tem estreia do espetáculo prevista para agosto/2016 e abertura de exposição para outubro/2016. O Coletivo é o segundo grupo de teatro de São Carlos a ser contemplado com o Proac de espetáculo inédito. O primeiro foi o grupo Preto no Branco.

Neste 2º workshop aberto aos praticantes de teatro da cidade, os participantes terão a oportunidade de entrar em contato com uma outra metodologia de trabalho: O teatro – documentário. Neste mesmo dia serão coletados relatos em vídeo de mulheres da cidade, com os mais diversos perfis (faixas etárias, experiências profissionais, situações econômicas, etc..). Relatos que integrarão o projeto.

Sobre o workshop: O workshop “O Feminino em Ruínas” será coordenado por Aline Ferraz, integrante da Cia Teatro Documentário e provocadora cênica do Coletivo de Areia no projeto em questão. No encontro serão utilizados procedimentos cênicos-documentais que investigarão o universo feminino contemporâneo a partir dos vínculos estabelecidos pelas mulheres em ambientes e funções variadas. A experiência prevê ainda a captura de discursos femininos em vídeo.

Sobre a convidada – Aline Ferraz – Mestre em Artes Cênicas pela ECA/USP (2012), possui graduação em Licenciatura em Artes Cênicas pela mesma instituição. Atualmente, ministra aulas de teatro no Colégio São Domingos. Foi professora substituta de Jogos Teatrais do Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP e assistente de direção do núcleo de teatro do Colégio Santa Cruz, ministrou aulas na Oficina de Atores Nilton Travesso e no curso de Pós Graduação da Escola Paulista de Direito. Foi docente no SENAC, na Universidade Bandeirantes, na FPA , professora e coordenadora de teatro da escola de TV e Teatro Incenna e Recriarte . Atriz e diretora teatral permanece vinculada a Cia. Teatro Documentário acompanhando a pesquisa e a produção do grupo desde sua fundação. Foi ainda integrante do iNERTE e da Cia Provisório Definitivo. Atuou em diversos espetáculos. E foi contemplada com a lei de fomento ao teatro do Espírito Santo, recebendo o Prêmio Myrian Muniz pelo espetáculo Descalça.

Serviço:

Programação do Centro Cultural da USP de São Carlos
Workshop: Data: 16/04/2016
Local: Centro Cultural da USP de São Carlos – Av. Dr. Carlos Botelho, 1485.
Público-alvo: Praticantes de teatro
Vagas: 20 Inscrições até o dia 15/04/2016 pelo e-mail: coletivodeareia@gmail.com assunto: workshop teatro documentário (enviar dados pessoais, experiência teatral e interesse).

Confira os selecionados na página do facebook https://www.facebook.com/coletivodeareia/ no dia 15/4 após as 12h.