CineLAbI apresenta documentário “Os Carvoeiros” nesta quinta-feira

Escrito por em 29/06/2011

Produção retrata a dura realidade enfrentada por famílias inteiras na produção de carvão vegetal no interior do Brasil

O CineLAbI apresenta nesta quinta-feira, 30/6, às 19h, no Auditório 1 da Biblioteca Comunitária da UFSCar – localizado na área Norte do campus São Carlos -, o filme “Os Carvoeiros”, dirigido por Nigel Noble e produzido por José Padilha.
A sessão deste mês, realizada em parceria com o Evento Anual de Educação Ambiental de São Carlos (EA 2011) e com o projeto São Carlos CRIA Sala Verde, tem como objetivo estimular, em pleno Ano Internacional da Florestas, uma reflexão sobre a relação entre degradação ambiental e exclusão social.
O documentário, produzido em 1999, mostra a rotina dos trabalhadores envolvidos na produção de carvão vegetal em Minas Gerais, no Mato Grosso do Sul e no Pará. Rodada sem roteiro prévio, a produção traz depoimentos dos próprios carvoeiros retratando as condições de pobreza extrema à qual estão submetidas famílias inteiras. Desmatamento, trabalho infantil e semiescravidão servem como matizes cinzentas da dura realidade desses brasileiros esquecidos pelo interior do País.
Após a exibição do filme será realizado um debate com a presença dos professores Ivã de Haro Moreno e Nivaldo Nordi , ambos do Departamento de Hidrobiologia da UFSCar.
O CineLAbI é uma realização do Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI – UFSCar), apresentando sessões mensais de cinema seguidas de reflexões sobre os temas abordados nos filmes. Todas as sessões são gratuitas e abertas a todos os interessados.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: labi@ufscar.br


Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA