Cine UFSCar exibe documentário sobre um dos maiores artistas plásticos do país

Escrito por em 18/10/2016

Sucesso nas Universidades brasileiras, a próxima sessão do projeto Cinemas em Rede está marcada para quinta, dia 20 de outubro. Nessa edição, os participantes vão poder assistir ao longa-metragem ‘‘Glauco do Brasil’’, com roteiro e direção de Zeca Brito. O documentário retrata a vida e a obra de um dos maiores artistas plásticos do país, o gaúcho Glauco Rodrigues.

Em 1998, Zeca tinha apenas 12 anos de idade e entrevistou, com uma câmera amadora, o pintor Glauco Rodrigues, em Bagé, no Rio Grande do Sul. O diretor nem imaginava o que viria pela frente, mas ali nascia o documentário Glauco do Brasil. ‘‘Em 2013 demos continuidade às filmagens ao investigar a trajetória de vida através da obra dele. Foi incrível redescobrir o Brasil através da pintura desse fabuloso artista brasileiro. A mistura de estilos, de épocas distintas e de referências mostra a genialidade do artista’’, comenta Zeca.

Após a exibição do filme, às 20h40, haverá um bate-papo com o diretor no Cine Arte UFF, em Niterói/RJ. O debate será transmitido para as outras salas via webconferência, pela ferramenta Mconf. A exibição é fruto do projeto Cinemas em Rede, uma cooperação entre Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Ministério da Cultura (MinC) que conecta os cinemas universitários e exibidores à infraestrutura de redes operada pela RNP, facilitando, assim, o acesso e o intercâmbio de conteúdos para essas salas. A sessão de outubro integra oito salas: UFSCar, UFPEL, UFPB, UFF, Cinemateca Brasileira, Ufes, UFBA e Ufop.

RNP – Qualificada como uma Organização Social (OS), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) e mantida por esse em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), Cultura (MinC), Saúde (MS) e Defesa (MD), que participam do Programa Interministerial da RNP (PI-RNP). Pioneira no acesso à internet no Brasil, a RNP planeja opera e mantém a rede Ipê, a rede óptica nacional acadêmica de alto desempenho. Com Pontos de Presença em 27 unidades da federação, a rede conecta 1.237 campi e unidades nas capitais e no interior. São mais de 4 milhões de usuários, usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração entre o sistema de Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Saúde, Cultura e Defesa. http://www.rnp.br/

Saiba mais sobre o Cinemas em Rede:

serviço:

Filme: Glauco do Brasil
Em São Carlos: Cine UFSCar – Teatro Florestan Fernandes, área norte Horário: 19h
grátis