Congresso Internacional de Educação e Tecnologia da UFSCar reúne pesquisadores de Ensino a Distância

Escrito por em 03/07/2018

Congresso Internacional de Educação e Tecnologia da UFSCar reúne pesquisadores de Ensino a Distância

Até o dia 13 de julho, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) promove o Congresso Internacional de Educação e Tecnologia e o Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância (CIET:EnPED:2018), que discutem os efeitos do mundo digital no ensino e abre espaço de divulgação e discussão de resultados de pesquisas, práticas e experiências brasileiras e estrangeiras. Pessoas de todo o país e de outros lugares do mundo participam das atividades, seja de forma presencial ou virtual. Estão sendo apresentados estudos sobre aprendizagem e gestão de tecnologia, formação de professores, sobre a produção de materiais didáticos e outros conteúdos inovadores, inclusive os acessíveis, dentre outros assuntos.

A etapa virtual, que começou no dia 26 de junho, conta com palestras e mostra de projetos, em horários livres e flexíveis, com interações entre participantes e especialistas, contando com o apoio de moderadores. Dentre outros temas, já foi abordada a inovação em tecnologia em cenários educacionais em transição e ferramentas de ensino a distância, além do potencial de plataformas, como a Moodle, por exemplo. Ainda serão tratadas estratégias para ensinar por meio de jogos tanto no ambiente virtual como na sala de aula tradicional. O CIET:EnPED:2018 oferece diversos minicursos virtualmente, até o dia 11 de julho, e presencialmente, no dia 10.

A etapa presencial, que ocorre a partir do dia 11 de julho, também tem uma grande programação. Inclusive, a partir dos resultados das discussões das sessões virtuais, espera-se um debate mais maduro nesta segunda fase. Além de palestras, debates, apresentações de pesquisas, haverá reuniões de grupos que estudam a Educação a Distância e do Fórum Nacional de Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil, que é uma atividade periódica específica para gestores.

Como parte das atividades será lançado o “Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e Educação a Distância”, uma produção coletiva e especializada. Epistemologia, tecnologias digitais, cultura digital e conhecimento são algumas outras temáticas contempladas. O professor Daniel Mill, docente do Departamento de Educação (DEd) da UFSCar e organizador do livro, explica que a composição do Dicionário partiu de um mapeamento das questões abordadas na literatura especializada, em eventos científicos da área e em práticas pedagógicas envolvendo a relação entre educação e tecnologias. A sistematização desse conhecimento acumulado levou a um verdadeiro conjunto de saberes.

Na sequência, haverá um debate sobre as perspectivas de aprendizagem, ensino e gestão para a Educação a Distância. No período da tarde tem uma conversa sobre os fundamentos da área. Por fim, no dia 13, haverá uma discussão sobre como fomentar a cultura da inovação e outra sobre os caminhos para formação docente nestes cenários em transição. Também serão lançados o PoCA e Inovaeh, o Portal Aberto e Educação Híbrida UFSCar. Ainda serão realizadas atividades paralelas, fora da programação do evento, como workshops e fóruns. A programação completa, o formulário de inscrições e mais informações no site.

O CIET:EnPED:2018 é organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens (Horizonte) e pela Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD), ambos da UFSCar.

Confira mais no podcast da edição matinal de hoje do Rádio UFSCar Notícias.


Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA