Ciência, Tecnologia e Sociedade e a Ciência da Informação são temas de livros lançados pela Editora da UFSCar em São Carlos

Escrito por em 15/04/2011

Evento, aberto a todos os interessados, acontece na próxima terça-feira, dia 19.

Na próxima terça-feira, dia 19 de abril, acontece na Livraria da EdUFSCar o lançamento dos livros “Ciência, tecnologia e sociedade – desafios da construção do conhecimento” e “Estudos de linguagem em Ciência da Informação”. O evento é gratuito e aberto a todo o público interessado.
A obra “Ciência, tecnologia e sociedade – desafios da construção do conhecimento”, organizada por Wanda Aparecida Machado Hoffmann, docente do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da UFSCar, reúne contribuições que abordam temáticas que envolvem a Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) à luz de diferentes olhares. Esse campo de estudos encontra-se em processo de construção e transformação, proporcionando muitas possibilidades de intercâmbio de ideias e o fortalecimento das interfaces com as diversas áreas de conhecimento. Os estudos de CTS têm um caráter multidisciplinar e os temas são abordados, no livro, em uma perspectiva crítica e relacional, de maneira a evidenciar as diferentes dimensões do conhecimento estudado, sobretudo das interações entre CTS.
O livro “Estudos de linguagem em Ciência da Informação” foi organizado por Vera Regina Casari Boccato e Luciana de Souza Gracioso, docentes do DCI da UFSCar. A obra destina-se a alunos de graduação e pós-graduação e professores de Biblioteconomia e Ciência da Informação e aos demais interessados por pesquisas em Terminologia, processos de representação e recuperação da informação e função precípua da linguagem. Vista por “múltiplos olhares” e voltada também para práticas afins, a linguagem foi tratada pela perspectiva teórica de diversos pensadores e aplicada ao campo da Ciência da Informação, demonstrando sua capacidade de expressão em documentos, recursos informacionais textuais e imagéticos e de comunicação e transcendendo os limites espaciais, geográficos, temporais e culturais característicos da sociedade contemporânea.
O lançamento das obras ocorre às 18 horas, na Livraria da EdUFSCar, localizada na área Norte do campus São Carlos. As obras já podem ser conferidas em www.edufscar.ufscar.br. Mais informações pelo telefone (16) 3351-8962.

Informativo da Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Federal de São Carlos.