Ciclo de Palestras na UFSCar discute as construções de discursos políticos, imagens e de diferentes tipos de textos

Escrito por em 29/06/2011

Campanha eleitoral de Tiririca, humorista e atual deputado federal, é um dos temas abordados. Interessados devem fazer suas inscrições até 30/6

Analisar frases como as da campanha do humorista que se tornou deputado federal, Tiririca, e de outros políticos divulgadas pela mídia brasileira, e conhecer os significados transmitidos através de imagens divulgadas nos meios de comunicação. Estes são alguns dos assuntos que serão abordados durante o III Ciclo de Palestras em Análise do Discurso, que acontece nestas quinta e sexta-feiras, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O evento aborda o tema “Texto e discurso: teorizações na tormenta?” e será aberto a todos os interessados. As inscrições devem ser feitas por e-mail até a manhã da próxima quinta-feira, dia 30. A Análise do Discurso é uma prática e um campo da Linguística (estudo científico da linguagem) e da Comunicação especializada em analisar construções ideológicas presentes em textos, discursos e imagens. A programação do evento pretende abordar a temática dentro das diversas perspectivas que serão apresentadas pelos palestrantes. O Ciclo contará com a presença de professores e pesquisadores de várias instituições do País. Os temas que serão apresentados na mesa-redonda são: “Vote Tiririca, pior que tá não fica!”: um acontecimento discursivo tragicômico; “A discursivização do percurso gerativo de sentidos”; “Análise do discurso de imagens que enunciam palavras”; “Teorias de texto e discurso: inconciliáveis?”; “Circulação e produção dos sentidos num mundo “sem fronteiras”; e “Por uma leitura do texto materialmente heterogêneo”. O encontro também terá palestras conduzidas por estudantes do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), exposição de paineis de Iniciação Científica de alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-CNPq) e lançamento de livros sobre Análise do Discurso. O Ciclo é organizado pelos Departamentos de Letras (DL), PPGL, Laboratório de Estudos Epistemológicos e de Discursividades Multimodais da UFSCar e Revista Linguasagem. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail limenossi@hotmail.com e os participantes receberão certificados. Todas as palestras serão realizadas na Sala de Projeções do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), localizado no edifício de aulas teóricas AT 2, na área Sul do Campus São Carlos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3306-6511 ou pelo e-mail limenossi@hotmail.com.