Centro Cultural da USP São Carlos sedia exposição “Diálogos, Travessias e Encontros”

Escrito por em 12/08/2016

A mostra “Diálogos, Travessias e Encontros”, de Cia Idehara e Eliana Saldanha (Petúnia) faz parte do Projeto Integração e apresenta cerca de 40 obras, principalmente desenhos. Nos últimos 20 anos, Cia Idehara viveu entre a Europa e o Caribe e, recentemente, iniciou uma nova viagem: a travessia da construção pictórica à linear, mantendo a identidade das cores, tão marcante em sua obra. Já Eliana Saldanha, em sua trajetória, substitui o negro do nanquim, tradicionalmente usado em seu desenho, pelas cores. Os ricos diálogos entre as artistas partem de vivências, inspirações e cenários diversos e promovem encontros felizes que convergem em abstrações que, pouco a pouco, abrem espaço para formas orgânicas e motivos florais.

Nesta mostra, Eliana Saldanha traz até nós desenhos minuciosos e delicados, feitos entre 2011 e 2016, que convidam o público a um olhar mais atento e demorado. Cia Idehara apresenta-nos “Madinina”, uma série influenciada pelo ambiente da Martinica, onde vive desde 2009 e que, na língua nativa dos primeiros habitantes da ilha francesa, significa “Ilha das Flores”. Ela apresenta uma evolução de suas “paisagens interiores”, em que cenas urbanas ou bucólicas mergulham na abstração e transformam-se em “paisagens orgânicas”.

A transformação do universo formal abstrato de Eliana Saldanha aconteceu de forma espontânea e quase imediata, quando a artista decidiu experimentar cores em seu trabalho. Círculos e formas irregulares, já presentes em seus primeiros desenhos, foram naturalmente sugerindo flores, mandalas e padrões que lembram a arte indiana.

A exposição pode ser visitada de 11 a 27 de agosto e é promovida pelo Centro Cultural e pelo Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária – USP São Carlos, com a apoio da  Prefeitura do Campus e Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU).

A mostra realizada no Centro Cultural da USP participará, também, do Projeto Arte no Caminho, idealizado pelo Departamento de Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), que promove a itinerância das exposições em outros espaços da Universidade.

As artistas
Cia Idehara formou-se em Artes Plásticas pela UNICAMP em 1996 e em Ciências da Linguagem pela Université de Rouen (2001). Desde então, viveu em diferentes países, transitando, nos últimos 20 anos, entre a Europa – França, principalmente – e o Caribe. Atualmente é mestranda em Arte Caribenha na Université des Antilles na Martinica. Seu trabalho traz influências tanto da arte contemporânea caribenha, quanto da arte tradicional japonesa, conservando, nesta mestiçagem, sua essência brasileira.

Eliana Saldanha é artista visual e arte-educadora formada pela UNICAMP. Iniciou sua formação artística aos 8 anos de idade, com a pintura a óleo; mais tarde estudou Artes Plásticas na FAAP e Design de Moda na FASM. Ganhou “Menção Honrosa” no Primeiro Salão de Artes Plásticas de São Carlos, em 1994, com desenhos abstratos em nanquim. Em 2001, selecionada para a fase regional do Salão Estadual “Mapa Cultural Paulista”, fez sua segunda mostra individual no Museu de São Carlos; a primeira aconteceu no Centro Cultural da USP, em 1996.

Acesso ao Centro Cultural pela Av. Dr. Carlos Botelho, 1465.

Mais informações:
Tel.: (16) 3373-8027 e 3373-9106