Campus Sorocaba da UFSCar desenvolve projetos sustentáveis para eliminar o uso de sacolas plásticas

Escrito por em 17/05/2011

Estudos atendem objetivos de protocolo assinado pelo governo do Estado de SP na última semana

O campus Sorocaba da UFSCar desenvolve projetos que têm por objetivo eliminar o uso de sacolas plásticas com foco na preservação do meio ambiente. Este propósito também é defendido no Protocolo de Intenções assinado, no último dia 9 de maio, entre o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e a Associação Paulista de Supermercado (Apas). O documento prevê a realização de estudos e ações com o objetivo de extinguir o uso de sacolas plásticas descartáveis nos estabelecimentos do setor supermercadista até janeiro de 2012.

Dentre os projetos desenvolvidos na UFSCar, está o trabalho realizado por alunos do terceiro ano do curso de Engenharia de Produção e trata-se da construção de nove protótipos de carrinhos de supermercado de baixo custo. Os modelos foram desenvolvidos a partir de carrinhos já existentes no mercado e podem ser feitos de aço-carbono, madeira, plástico ou de um misto desses materiais. “Espera-se que esses protótipos possam ser adotados por alguma rede supermercadista, com o intuito principal de estimular o uso de sacolas retornáveis” esclarece o professor Miguel Angel Aires Borrás, que coordena o estudo.

Todos os modelos de carrinhos foram testados, quanto à resistência da estrutura e usabilidade, em testes no Laboratório de Ensaios e Caracterização de Materiais (LECMat) do campus de Sorocaba da UFSCar e em simulação de situações reais de uso. “Os carrinhos desenvolvidos por esse estudo vêm colaborar diretamente com o objetivo proposto no protocolo de intenções assinado pelo governo do Estado de São Paulo na semana passada” afirma o professor.

Os alunos foram orientados também pelos docentes Ricardo Coser Mergulhão e Cleyton Fernandes Ferrarini, juntamente com os integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inovação e Transferência Tecnológica (GEPITec).

Interessados em conhecer os projetos podem entrar em contato pelo e-mail gepitec@ufscar.br ou pelo telefone (15) 3229-5953.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social