Campus Sorocaba da UFSCar concorre ao prêmio “Trote Legal”

Escrito por em 20/05/2011

Atividades da Calourada 2011 serão analisadas por proposta de cidadania

A Calourada 2011 do campus Sorocaba da UFSCar foi inscrita no Projeto Selo “Trote Legal”, atividade proposta pela Câmara Municipal de Sorocaba com o intuito de premiar as faculdades e universidades que promoveram ações de cidadania com os calouros durante o período tradicional dos “trotes estudantis”. O campus Sorocaba da UFSCar promoveu a “Calourada 2011” entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março, com o objetivo de recepcionar os novos alunos com palestras, aulas inaugurais, shows, atividades culturais, exposições e visitas monitoradas.

A semana foi organizada pela Secretaria da Coordenação Acadêmica do campus Sorocaba em conjunto com os alunos. Conforme o Técnico em Assuntos Educacionais da UFSCar, Ailton Bueno Scorsoline, “o projeto Calourada propicia a socialização entre alunos veteranos e calouros, incentivando o respeito ao indivíduo na sua inserção no ambiente universitário”, destaca.

No primeiro dia da calourada foi realizada uma campanha de doação de sangue e a recepção dos calouros pelas coordenações de curso. Ao longo da semana os novos alunos, juntamente com os veteranos, participaram de atividades de arrecadação e distribuição de donativos a entidades carentes de Sorocaba. Houve uma visita para a entrega de fraldas, produtos de limpeza e de higiene pessoal para os idosos abrigados na “Vila dos Velhinhos” e para as crianças da “Casa do Menor de Sorocaba”. A programação também contou com o plantio de mudas no campus, uma visita ao Lar São Vicente de Paula e doação de remédios para uma Farmácia Comunitária.

Para Scorsoline, “a participação na premiação reforça a ideia de que estamos no caminho certo para a construção da cidadania em nossos alunos”, observa. A proposta do prêmio é do vereador José Francisco Martinez e a solenidade de entrega da premiação acontece no dia 19 de maio, às 19h30, no plenário da Câmara Municipal de Sorocaba.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da UFSCar