Campus Sorocaba da UFSCar comemora cinco anos de atividades

Escrito por em 24/05/2011

Abertura das comemorações acontece na próxima quarta-feira, dia 25 de maio

No dia 25 de maio, será realizada a abertura das comemorações dos cinco anos do campus Sorocaba da UFSCar. A solenidade é aberta a toda a comunidade universitária e terá a presença do Reitor da Universidade, Targino de Araújo Filho, do diretor do campus Sorocaba, Isaías Torres, além de autoridades de Sorocaba. O evento marca o início de uma série de atividades que serão desenvolvidas ao longo de 2011 para comemorar os cinco anos de existência do campus e também o lançamento do selo comemorativo alusivo à data.

Para o diretor do campus Sorocaba, Isaías Torres, as comemorações dos  cinco anos marcam o fechamento de um ciclo com a formatura dos alunos  das primeiras turmas. “A expectativa para o próximo ciclo de cinco anos é  que haja uma maior consolidação do futuro do campus. Esse planejamento  já está sendo discutido com a elaboração do Plano de Desenvolvimento  Institucional da UFSCar. As perspectivas são excelentes e esperamos  estreitar ainda mais a nossa relação com a comunidade regional”, frisou o  diretor.

A cerimônia de abertura das comemorações tem início às 20 horas, no Auditório do campus Sorocaba, localizado na Rodovia João Leme dos Santos km 110, bairro do Itinga.

Histórico

As atividades da UFSCar em Sorocaba começaram no dia 6 de março de 2006, quando foram realizadas as primeiras aulas dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, Bacharelado em Engenharia de Produção e Turismo. Nesta época, o campus funcionava, temporariamente, nas dependências da Faculdade de Engenharia de Sorocaba. Em 2008, o campus Sorocaba foi instalado definitivamente em uma área de 70 hectares e, atualmente, sua infraestrutura conta com edifícios de Gestão Administrativa e Gestão Acadêmica, com 17 salas de aula; 15 laboratórios de Ensino e Pesquisa; três laboratórios de Informática; além de Restaurante Universitário; biblioteca; quadra de esportes; vestiário; e oficina de ensino.

Em 2011, um novo edifício foi construído no campus – o ATLab – com uma área de 8.320 m², com 30 novos laboratórios; 14 salas de aula; auditório para 146 pessoas; sala de professores; sala técnica; copa, sanitários e mais 646,36 m² destinados à pesquisa científica.

O número de vagas e de cursos oferecidos no campus Sorocaba tem se ampliado nos últimos anos. Depois dos quatro primeiros cursos implantados em 2006, foram criados os cursos de Engenharia Florestal, Ciência da Computação e Ciências Econômicas. Em 2009, mais sete cursos tiveram início no período noturno: Administração e as Licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, Geografia, Matemática, Pedagogia e Química.

Em 2011, dois novos programas de pós-graduação stricto sensu foram criados – Engenharia de Produção e Sustentabilidade na Gestão Ambiental, além dos já existentes – Economia, Diversidade Biológica e Conservação e Ciência dos Materiais. O campus Sorocaba oferece também o Curso Especial de Bacharelado em Agronomia com ênfase em Agroecologia e Sistemas Rurais Sustentáveis, destinado aos assentados da Reforma Agrária.

Para mais informações, acesse www.sorocaba.ufscar.br.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da UFSCar