Blitz Educativa busca conscientizar motociclistas e motoristas

Escrito por em 30/05/2011

Reduzir os índices de acidentes envolvendo motociclistas, que é de 42% do total de acidentes com vítimas e atropelamentos na cidade, educar e orientar os demais motoristas sobre a necessidade de adotar a prática diária da direção segura e defensiva. Estas são as metas que Prefeitura e a Polícia Militar pretendem atingir com a campanha “Motociclista: valorize a vida”, que fez a primeira blitz educativa nesta sexta-feira (27) na avenida São Carlos, próximo à Praça Itália.

O vice-prefeito Emerson Leal, o comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar, Paulo César Belonci, o secretário municipal de Transporte e Trânsito, Nilson Carneiro, e o comandante da Guarda Municipal, João Luiz Tozzato, acompanharam a ação dos policiais militares, agentes de trânsito, guardas municipais, além de atores contratados que distribuíram folhetos educativos aos motociclistas abordados na operação.

A campanha conta com o apoio do Conseg, Ação Radical, Hora Park, Tecumseh do Brasil, Kasinski, Yamaha, Kalaus e Suzuki e se estenderá até o mês de julho com a realização de novas blitz educativas em vários pontos da cidade, através de abordagens lúdicas e interativas, realizadas por um grupo de atores. Em parceria com empresas, a Prefeitura irá realizar também intervenções com esquetes teatrais abordando o comportamento correto e seguro dos motociclistas com distribuição de materiais de divulgação como folders, faixas, banners e panfletos (20 mil), além de veicular vinhetas educativas na TV Educativa de São Carlos (TVE).

Emerson Leal recordou uma frase do pai para comentar a campanha “Meu pai dizia que o pára-choque é a testa do motociclista e por determinação do prefeito Oswaldo Barba essa campanha quer educar, conscientizar não só a eles como também aos pedestres e motoristas no sentido de respeitar as leis de trânsito, torná-lo mais seguro, reduzir acidentes e principalmente salvar vidas”,

Paulo Cesar Belonci, comandante do 1ª Companhia da Policia Militar de São Carlos, orienta aos motociclistas para usarem o capacete bem preso à cabeça, não só com o objetivo de evitar multas, mas associado a outros equipamentos que possam proteger a vida. “A campanha vem ao encontro do nosso objetivo, que é conscientizar os motociclistas sobre os seus deveres e obrigações para preservar a sua própria vida, já que como disse o nosso comandante o pára-choque da moto é o próprio condutor”, disse Belonci.

Para o autônomo Carlos Barbosa “ a campanha é super válida no sentido de educar a nós motociclistas e aos motoristas, porque na maioria dos acidentes sempre há a negligência de alguém. Se todos se respeitarem o trânsito será mais seguro”.

O motoboy Carlos Inácio gostou da iniciativa da Prefeitura. “Eu achei interessante o trabalho que vocês estão fazendo por que eu sempre vejo acidentes. É necessário atenção ao dirigir andar com mais cuidado para evitar novos acidentes”

O secretário municipal de Transporte e Trânsito, Nilson Carneiro, informou que a Prefeitura está associando ações de educação, fiscalização e engenharia com o objetivo de diminuir o número de acidentes de trânsito na cidade. “Queremos realizar neste ano novas campanhas educativas, além das 20 que já fizemos no ano passado para ampliar as condições de segurança nas vias de circulação de veículos, motos e pedestres, além de perseguir a meta do Plano Nacional de Redução de Acidentes e Segurança Viária para a Década 2011-2020 elaborado com a participação da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, de reduzir em 50% o número de acidentes de trânsito”, enfatiza.

Dados – Segundo a Polícia Militar, o número de veículos envolvidos em acidentes de trânsito com vítima e atropelamentos registrou, em 2010, 1.907 ocorrências. Destas 929 envolveram veículos, 804 motocicletas, 83 bicicletas, 48 caminhão, 36 ônibus e 7 outros. O número total de ocorrências em 2009 foi de 1.812 ocorrências. São Carlos possui atualmente uma frota de 24.779 motos.

Motopasseio – No dia 10 de julho (encerramento da campanha) está programado um moto passeio, com apoio do Conseg com o objetivo de aliar direção responsável e descontração, com sorteio de brindes como: capacete, luva, capa de chuva e antena retrátil. Durante toda a campanha será realizado um cadastro dos motociclistas do município. As inscrições podem ser feitas no site da Prefeitura www.saocarlos.sp.gov.br no ícone com banner eletrônico da campanha.

Fonte: Prefeitura Municipal de São Carlos

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA