Big Band do Guri de São Carlos recebe músicos brasileiros no Teatro Municipal, dia 02/10

Escrito por em 30/09/2014

Maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri realiza apresentação inédita e gratuita do Grupo de Referência do projeto na cidade de São Carlos: a Big Band de São Carlos. Junto com o trompetista Sérgio Cascapera, o trombonista Sidnei Borgani, o saxofonista Cesar Roversi e o percussionista Eduardo Cubano Espasande, os 14 integrantes do grupo tocam no dia 2 de outubro, quinta-feira, às 19h30, no Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão.

Com repertório estimulante e desafiador com clássicos do jazz e da bossa nova, o concerto promove uma interação musical única. Entre as canções interpretadas estão: “Garota de Ipanema”, de Vinicius de Moraes, “Over The Rainbow”, de E.Y. Harburg e H. Arlers, e “The Nonelly Bull”, de Sol Lake.

Como parte do Projeto Guri Convida – ação que proporciona troca de aprendizado entre os alunos em estágio avançado e artistas convidados –, os artistas realizam uma série de ensaios prévios com os alunos do Guri, promovendo um rico encontro artístico-pedagógico. A apresentação final é resultado desta semana inteira de convivência entre eles.

Sobre a Big Band do Guri de São Carlos

Originadas na chamada Era do Swing do jazz norte-americano, a maioria das big bands, assim como a do Projeto Guri, são compostas por instrumentos de sopros (trompetes, trombones e saxofones), apoiados e conduzidos pela “cozinha” – sessão rítmica e harmônica do grupo (bateria, baixo, guitarra, teclado e percussão). O Grupo de Referência de São Carlos é conhecido por seu repertório eclético com fortes tendências brasileiras e, em 2013, tocou ao lado de outros três grandes artistas, além de Sidnei Borgani: Fernando Correa (guitarra), Nelton Essi (bateria e percussão) e Vinícius Dorin (saxofone e flauta).

A Big Band de São Carlos é um dos 12 Grupos de Referência do Guri, criados em 2010, para estimular e intensificar a formação e a qualificação musical dos alunos de destaque dentro do programa, que contam com o patrocínio da CODESP – Companhia Docas do Estado de São Paulo.

Projeto Guri Convida – Concerto do Grupo de Referência de São Carlos – Big Band

Artistas convidados: Sérgio Cascapera, Cesar Roversi, Sidnei Borgani e Eduardo Cubano Espasande
Data: 2/10/2014
Horário: 19h30