Biblioteca Comunitária da UFSCar completa 23 anos

Escrito por em 13/08/2018

Biblioteca Comunitária da UFSCar completa 23 anos

A Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar completa 23 anos no dia 17 de agosto. Para celebrar, há uma programação com uma série de atividades culturais. A abertura acontece às 11 horas no dia 13 de agosto com a instalação de um cenário comemorativo na Biblioteca. No dia 14, a BCo recebe, às 19h30, a apresentação da Big Boom Orchestra.

Já no dia 16, acontece na Biblioteca, a partir das 14h30, o Café Filosófico com o tema “A louca da casa: imaginação, entusiasmo e razão na Filosofia Moderna”, conduzido por Fernão de Oliveira Salles, docente do Departamento de Filosofia da UFSCar. No mesmo dia, haverá apresentações da peça de teatro “A Ciência que Ri”, do Núcleo Ouroboros de Divulgação Científica, do Departamento de Química da Instituição. No espetáculo, Kriptônia e Xenônio – ela cientista e ele, que nunca teve a oportunidade de estudar – mostram a importância da ciência para o exercício da cidadania. A história é lúdica, com experimentos químicos e materiais vítreos. As apresentações serão às 8 e às 16 horas.

No dia do aniversário da BCo, 17 de agosto, haverá a apresentação musical do Grupo Olhares, projeto de extensão de educação inclusiva – também do Núcleo Ouroboros – que, entre diversas músicas, vai tocar também o “Parabéns a você”. O evento acontece a partir das 15h30. Dando continuidade às ações comemorativas, nos dias 20 e 21 de agosto será realizado o ComicSanca 2018, encontro de colecionadores de quadrinhos, com palestras, oficinas e exposições voltadas aos amantes das histórias em quadrinhos. A programação completa do ComicSanca será divulgada em breve na página do evento no Facebook.

Já no dia 27 de agosto, encerrando a programação, tem o 1º Encontro de Editores Científicos, que vai reunir editores de periódicos da UFSCar e outras universidades da região, alunos e funcionários que tenham participação no processo de editoração, bibliotecários e demais pessoas interessadas. Além disso, durante todo o mês de agosto, a BCo recepciona estudantes da rede de ensino de São Carlos para visitas monitoradas ao acervo. E ainda está disponível no saguão principal da Biblioteca a exposição de esculturas “Influências Afro”, de autoria da artista plástica e arteterapeuta Drika Nascimento.

Todas as atividades acontecem nas dependências da Biblioteca Comunitária, localizada na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar, são gratuitas, abertas ao público e sem necessidade de inscrição prévia. Mais informações podem ser consultadas na página da Biblioteca no Facebook, ou ouvidas no podcast do Rádio UFSCar Notícias – edição da manhã de 13 de agosto.