Bibliometria é cada vez mais valorizada

Escrito por em 16/07/2018

Bibliometria é cada vez mais valorizada por empresários e pesquisadores

Cada vez mais empresas, universidades e institutos de pesquisa estão atentos à importância de indicadores de produção para serem usados como instrumentos de avaliação, e assim, colaborar com a gestão de estratégias. Há diversas técnicas especializadas neste tipo de análise. A Bibliometria, que levanta dados por meio de ferramentas automatizadas e mostra o melhor caminho para tomada de decisões, tem sido gradativamente mais valorizada.

Para capacitar bibliotecários e outros profissionais da informação, a UFSCar oferece de 6 de agosto a 4 de novembro o Curso Interdisciplinar a Distância de Bibliometria e Indicadores Científicos, com atividades teóricas, práticas e simulação de situações reais. O curso ensina a consultar base de dados, coletar as informações e elaborar indicadores. Com professores da UFSCar e também outros especialistas renomados do setor empresarial, o material didático é composto por vídeo-aulas, tutoriais, textos e apresentações. Tutores também estarão disponíveis para acompanhar os participantes por meio de um fórum de comunicação.

Daniel Giacometti Amaral, diretor da NanoBusiness Informação e Inovação e ex-aluno do curso, conta que teve sua primeira experiência com educação a distância por meio desta formação. “A metodologia proposta e a estrutura do programa facilitam muito o ensino, permitindo conciliar o estudo com minha rotina de trabalho. Em poucas semanas no curso já conseguia aplicar diversos aprendizados. O conteúdo de qualidade e a interação direta e constante com os professores permitiram uma experiência muito construtiva”, relata.

Inscrições

As inscrições para o Curso Interdisciplinar a Distância de Bibliometria e Indicadores Científicos da UFSCar estão abertas. Podem participar profissionais formados ou estudantes em áreas como Gestão da Informação e do Conhecimento, Inteligência Competitiva, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, além daqueles que atuam em agências de fomento ou centros de pesquisa. Os interessados podem se inscrever pelo site, no qual há mais informações. Até o dia 20 de julho tem desconto.

O curso é oferecido pelo Centro de Educação a Distância do Núcleo de Informação Tecnológica (NIT) do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar, que é referência nacional em Inteligência Competitiva e Prospecção Tecnológica com experiência de mais de 20 anos de atuação entre os meios acadêmico e empresarial; e gerenciado pela Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) da Universidade. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (16) 3351-8551.

Saiba mais no podcast do Rádio UFSCar Notícias – edição da tarde de 13 de julho.


Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA