Balão estratosférico será lançado da UFSCar

Escrito por em 28/09/2018

Balão estratosférico será lançado da UFSCar

No dia 29 de setembro, será lançado da UFSCar o balão estratosférico do projeto Garatéa-E, iniciativa de divulgação científica vinculada à Missão Garatéa, primeira tentativa brasileira de colocar uma sonda na órbita da Lua. O balão vai levar à estratosfera experimentos propostos por estudantes do ensino fundamental de algumas escolas que, junto com seus professores, estarão no lançamento, aberto a todos os interessados. O objetivo da iniciativa é o engajamento de crianças e jovens na Ciência.

Na estratosfera, que fica a uma altura de cerca de 30 km, os experimentos serão expostos a baixas temperatura e pressão, pouca umidade e grande incidência de radiação, condições semelhantes às encontradas na superfície do planeta Marte, por exemplo. Além do lançamento, os estudantes vão participar durante todo o dia de uma série de atividades no Núcleo de Formação de Professores da UFSCar, com apresentação de projetos de extensão da própria UFSCar e da USP, além de palestras relacionadas à Missão Garatéa.

O Garatéa-E é desenvolvido pelo Zenith Aerospace, grupo de estudantes da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP. O lançamento do balão, que conta com a participação do Observatório Astronômico da UFSCar, é uma atividade científica outorgada e autorizada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), órgão competente da Força Aérea Brasileira. A atividade acontece às 11 horas, no gramado ao lado do Núcleo de Formação de Professores, que fica na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. Mais detalhes sobre a Missão Garatéa podem ser obtidos em garatea.space.

Confira outras informações no podcast da edição matinal do Rádio UFSCar Notícias veiculada em 28 de setembro de 2018.