Balão estratosférico será lançado da UFSCar

Escrito por em 28/09/2018

Balão estratosférico será lançado da UFSCar

No dia 29 de setembro, será lançado da UFSCar o balão estratosférico do projeto Garatéa-E, iniciativa de divulgação científica vinculada à Missão Garatéa, primeira tentativa brasileira de colocar uma sonda na órbita da Lua. O balão vai levar à estratosfera experimentos propostos por estudantes do ensino fundamental de algumas escolas que, junto com seus professores, estarão no lançamento, aberto a todos os interessados. O objetivo da iniciativa é o engajamento de crianças e jovens na Ciência.

Na estratosfera, que fica a uma altura de cerca de 30 km, os experimentos serão expostos a baixas temperatura e pressão, pouca umidade e grande incidência de radiação, condições semelhantes às encontradas na superfície do planeta Marte, por exemplo. Além do lançamento, os estudantes vão participar durante todo o dia de uma série de atividades no Núcleo de Formação de Professores da UFSCar, com apresentação de projetos de extensão da própria UFSCar e da USP, além de palestras relacionadas à Missão Garatéa.

O Garatéa-E é desenvolvido pelo Zenith Aerospace, grupo de estudantes da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP. O lançamento do balão, que conta com a participação do Observatório Astronômico da UFSCar, é uma atividade científica outorgada e autorizada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), órgão competente da Força Aérea Brasileira. A atividade acontece às 11 horas, no gramado ao lado do Núcleo de Formação de Professores, que fica na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. Mais detalhes sobre a Missão Garatéa podem ser obtidos em garatea.space.

Confira outras informações no podcast da edição matinal do Rádio UFSCar Notícias veiculada em 28 de setembro de 2018.


Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA