Atividades culturais em São Carlos

Escrito por em 22/03/2016

A Rádio UFSCar separou algumas atividades culturais que acontecem na cidade. Você também pode acompanhar a programação cultural da região no programa * asterisco, apresentado de segunda a sexta, às 10h30 e às 14h30.

Minicurso “História da Música”

Serão abordados todos os períodos, desde a Antiguidade, a partir da realização de aulas expositivas dialogadas, audições e vídeos comentados. Compõe o elenco de recursos didáticos que serão empregados no minicurso partituras e arquivos de áudio e vídeo, que serão disponibilizados para download.

Público: adultos e jovens com 14 anos ou mais.
Ministrante: Professora Luciana Gonçalves.
Realização: dias 4, 11, 18 e 25 de abril de 2016, das 19h às 21h.
Número de Vagas Limitado: 30.
Inscrições: de 14 a 27 de março, pelo link :

local: CDCC
Mais informações: (16) 3373-9157 com Antônio Carlos.

Master Class ESPAÇO URZE

Neste Master Class serão oferecidas as seguintes modalidades:
Dança Contemporânea, com Francisco Silva, fundador, diretor e coreógrafa da Urze Companhia de Dança em São Carlos – SP. Premiado como bailarino e coreógrafo em grandes festivais, teve sua formação nuclear na dança moderna e desenvolveu linguagem autoral na dança contemporânea. E também é curador da Mostra Internacional de Videodança de São Carlos e dirige o Espaço URZE.

Jazz Contemporâneo, com Anderson Couto, que iniciou seus estudos como bailarino de dança contemporânea sob a tutela de Francisco Silva. Ingressou na Raça Companhia de Dança em 2000, participando de turnês nacionais e internacionais, na Argentina, Itália e Portugal. Em 2013 fundou a Companhia de Dança Anderson Couto.

Isolation Technique, com Alan Melo, que iniciou seus estudos na dança em 2004 e a partir de então optou por se especializar nas Danças Urbanas, se aprofundando especialmente em dois estilos, House Dance e Hip Hop Dance. Também se especializa e se utiliza do conhecimento do Jazz, da Dança Contemporânea e do Balé Clássico para complementar seus estudos e pesquisas do corpo. Atualmente é membro integrante da Companhia Anderson Couto, no qual também atua como assistente coreográfico.

Contato-Improvisação, com Iratã Lisboa, que é ator e bailarino pesquisador de Contato-Improvisação. Iratã á fez parte dos grupos Cia Damas em Trânsito e os Bucaneiros, Cia Pessoal do Faroeste, Cia Silenciosas + GT’Aime e grupo OCA.

Quando:
02 de abril de 2016
Horário: 9h às 13h
Onde: Espaço URZE – Rua Tiradentes, 469 – Jd. Elisabeth – São Carlos/SP
+ info: espacourze@gmail.com F: 3374-5680
(Pagamentos à vista, até dia 02/04/16, têm desconto de 30%.)

UFSCar promove oficinas de teatro gratuitas

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Com a proposta de estimular o trabalho corporal e de socialização, o Núcleo Ouroboros de Divulgação Científica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) oferece, durante o primeiro semestre de 2016, oficinas teatrais e de divulgação científica. Cuidados com a voz, desinibição e contato com as ciências serão trabalhados ao longo de todo o processo. Entre os temas enfocados estão meio ambiente, sustentabilidade, doenças tropicais e materiais tecnológicos.
Ao todo, são 15 encontros que ocorrem às terças-feiras, das 19 às 21 horas, totalizando 30 horas de atividades. As oficinas são ministradas por Tiago Botassin, técnico em Artes Cênicas; Zildmara Rodrigues, musicista; e Karina Lupetti, doutora em Química pela UFSCar e diretora geral do Ouroboros. As atividades são gratuitas e voltadas ao público em geral, a partir dos 13 anos.

Confira abaixo as oficinas de teatro e divulgação científica deste semestre:
1 – Apresentação da oficina e interação entre os participantes
2 – Conhecendo o corpo – Alongamento seguido de exercício de consciência corporal e relaxamento
3 – Jogos teatrais
4 – Expressão corporal (fluxo livre e contínuo)
5 – Técnica vocal
6 – Corpo e voz
7 – Jogos rítmicos
8 – Improviso
9 – Expressão facial e improviso
10 – Jogos de coordenação motora
11 – Escolha das histórias e improviso
12 – Técnicas para contação de histórias
13 – Técnicas de sonoplastia
14 – Confecção de material para a contação
15 – Ensaio
16 – Apresentação

Dia do Circo e do Teatro

Dia 28 de março, a Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda comemora este dia com espetáculos e oficinas. Caio Ferreira, Marcel Fatibello e Palhaço Pipoco serão as atrações do Dia do Circo e do Teatro 2016.

INTERVENÇÃO CIRCENSE COM O PALHAÇO PIPOCO
Com malabares, monociclo, perna de pau, jogos e brincadeiras do universo circense, o Palhaço Pipoco garantirá a diversão na chegada do público no período da tarde e da noite. 200 lugares por apresentação
28/3 – segunda-feira – 14h e 19h30
Livre

MUDINHO – APRENDIZ DE FEITICEIRO!
Mudo, um menino que não sabia falar, encontra na mágica uma maneira de se comunicar com o mundo e desenvolver grandes virtudes. Na peça, Mudo convida a plateia a participar de um universo em que a realidade e a fantasia se misturam e criam uma nova maneira de enxergar a realidade. Direção: Caio Ferreira. Elenco: Caio Ferreira e Marcel Fatibello.

28/3 – segunda-feira – 14h30
livre – 200 lugares

NOITE DE ILUSIONISMO
Caio Ferreira
Neste pocket show, o premiado ilusionista Caio Ferreira apresenta, de forma humorada e emocionante, cenas musicais e teatrais, releituras poéticas de clássicos do ilusionismo em combinação com a música erudita e instrumental.

28/3 – segunda-feira – 20h
Livre