Aplicativo facilita doações ao Fumcad de São Carlos

Escrito por em 06/11/2018

Aplicativo facilita doações ao Fumcad de São Carlos

Estudantes do curso de Ciência da Computação da UFSCar criaram um aplicativo para facilitar a destinação de imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumcad) de São Carlos. Lançado no final de outubro, em cerimônia no Paço Municipal, o app foi batizado de “DoeFUMCAD”.

“A ideia foi desenvolver algo para descomplicar a vida do contribuinte doador e, com isso, promover uma quantidade maior de doações”, conta César Augusto Camillo Teixeira, docente do Departamento de Computação (DC) da UFSCar. A criação do aplicativo começou na disciplina “Desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis”, ministrada no primeiro semestre de 2018, sob a responsabilidade de Teixeira. O docente conta que o projeto teve a colaboração da empresa Tokenlab, spinoff do Laboratório de Inovação em Computação e Engenharia (Lince) do Departamento.

“Além de facilitar a doação e promover bem-estar social, a parceria também é importante pela oportunidade de os estudantes aplicarem na prática os conhecimentos que estão aprendendo na Universidade”, afirma Hélio Crestana Guardia, chefe do DC. O aplicativo “DoeFUMCAD” já está disponível para download na Play Store, mas ainda não há previsão para o lançamento da versão iOS. Até dezembro, no entanto, deve entrar no ar a versão web, que poderá ser executada em qualquer navegador, inclusive no Safari.

Confira mais informações no podcast do Rádio UFSCar Notícias veiculado em 6 de novembro de 2018.