Aluno da UFSCar fala sobre os desafios do envelhecimento no Brasil

Escrito por em 10/10/2018

Aluno da UFSCar fala sobre os desafios do envelhecimento no Brasil

Neste mês de outubro é celebrado o Dia Mundial do Idoso, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1991. Ano passado, a população brasileira superou a marca dos 30 milhões de idosos, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A estimativa é de que, em 2031, esse público ultrapasse pela primeira vez a quantidade de crianças e adolescentes, de 0 a 14 anos.

Diante desse cenário, torna-se evidente a necessidade de promover ações que integrem cada vez mais os idosos em todos os segmentos da sociedade. Ao longo das últimas décadas, algumas conquistas foram alcançadas para melhorar a qualidade de vida do público da terceira idade, mas será que elas são suficientes tendo em vista o iminente aumento da demanda por parte dessa população?

Para esclarecer essa e outras dúvidas, Luina Almeida conversou com Luiz Eduardo dos Santos, aluno do curso de Gerontologia da UFSCar e apresentador do Programa “Papo de Geronto”, da 95,3 FM. Na entrevista, o estudante falou sobre as políticas públicas necessárias para incluir o idoso de forma plena e efetiva na sociedade, deu dicas de como se preparar para uma velhice saudável e falou sobre as instituições e programas que defendem o direito dessa população.

Confira o bate-papo no podcast do Rádio UFSCar Notícias veiculado em 10 de outubro de 2018.