Semana Jorge Mautner 75 em São Carlos

Escrito por em 13/06/2016

Para celebrar os 75 anos do artista Jorge Mautner, o Contribuinte da Cultura, projeto de extensão da UFSCar, realizará através da parceria USP e Sesc São Carlos uma semana de atividades relacionadas à produção artística de palco, de cinema e de literatura abordando suas diferentes faces como poeta, escritor, compositor, cantor, ator, instrumentista, guru e artista “maldito” inquieto e inventivo, criador do Partido do Kaos com K.

14/06 – Grite Mautner!
Suba no caixote (ou não) para ler poemas e textos de Jorge Mautner. Os presentes podem fazer a leitura dos textos por escolha antecipada ou por escolha no banco de dados disponível no local. Venha ler, ouvir, falar, discutir, gargalhar e gritar Mautner!
Local: Praça XV de Novembro – em frente ao restaurante Mosaico

15/06 – Petiscos e Mautner
Encontro em que todos são convidados a levar uma ou mais músicas de Mautner para audição e conversas. Haverá também uma playlist disponível para escolha, no local.
Exibição digital de pinturas de Jorge Mautner
Local: Centro Cultural Espaço 7
Entrada Franca

16/06 – Exibição do filme Jorge Mautner – o filho do Holocausto e bate-papo com os diretores Pedro Bial e Heitor D’Alincourt
Inspirado no livro O Filho do Holocausto, de Jorge Mautner, o filme reúne imagens sobre sua trajetória de vida como filho de refugiados e a importância desse fato em toda a sua obra, além de incluir apresentações de composições de Mautner e depoimentos de Caetano, Gil, entre outros.
Local: Auditório USP São Carlos
Retirada antecipada de convites (3501-4703 ou contribuinte.cultura@gmail.com)
Entrada Franca

17/06 – Exibição do filme Mautner em Cuba e bate papo com o diretor Guillermo Planel
No fim de 2014, Jorge Mautner realiza um histórico show em La Habana com depoimentos pelas ruas da capital cubana, abordando diversos assuntos como filosofia, política, religião e literatura, criando um distanciamento entre sua vida pessoal e o espectador. As ideias de um dos grandes pensadores brasileiros contemporâneos é apresentado em um caldeirão multicultural em sua primeira viagem a Cuba.
Duração do filme: 75 min
Local: Auditório USP São Carlos
Retirada antecipada de convites (3501-4703 ou contribuinte.cultura@gmail.com)
Entrada Franca

18/06 – Sábado – Encerramento da Semana com a presença de Jorge Mautner, no Sesc São Carlos

16h30 – Os 60 anos de Tai Chi na vida de Mautner

Bate-papo com o artista sobre a importância da arte marcial em sua vida e demonstração

de movimentos, que poderão ser acompanhados pelos participantes.

Local: Sesc São Carlos – Inscrições a partir de 01/06 (3373-2323)

20h00 – Encontro com Jorge Mautner

Palestra e noite de lançamento do livro Kaos Total (Companhia Das Letras)

Um apanhado sobre sua trajetória e reflexões livres sobre temas de seus livros e filmes, que abordam desde os prenúncios da história do Brasil até as perspectivas de seu futuro pelo viés da teoria da amálgama. O Movimento Tropicalista e a arte de modo geral estão incluídos nas falas que discorrem sobre sua visão filosófica de mundo. Mautner fundamenta suas reflexões em conhecimentos e autores de diferentes épocas e partes do mundo, de Gilberto Freyre e Domenico de Masi aos pensadores da Grécia antiga, da Índia, das mitologias, dos orixás, além das referências particularmente importantes a Freud e a Nietzsche.

Após o bate-papo, o autor autografa seu último livro, “Kaos total” (Editora: Companhia das Letras). Na publicação, João Paulo Reys e Maria Borba selecionaram uma amostra do acervo inédito de Mautner – um explosivo caderno de pinturas – e uniram ao material a totalidade de suas letras, parte mais cultuada de sua obra, com títulos como “Lágrimas Negras”, “Maracatu

Atômico” e “Vampiro” .

Local: Sesc São Carlos – Teatro

Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento

Realização: Projeto Contribuinte da Cultura, Sesc São Carlos, Grupo Coordenador de Cultura e Extensão – USP – São Carlos.

Apoio: Café 7, Restaurante Mosaico, Dicksom, EdUFSCar, FAI UFSCar e Rádio UFSCar