Semana intensa de fotografia em São Carlos

Escrito por em 23/10/2015

Evento na Oficina Sérgio Buarque de Holanda oferece cursos que vão da cobertura de eventos culturais musicais a workshop de nus artísticos

A Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda promove de 9 a 15 de novembro a Semana de Fotografia de São Carlos, um evento voltado à difusão das tendências da produção fotográfica brasileira e ao aprimoramento técnico-artístico dos fotógrafos, amadores e profissionais, da cidade e da região. Serão nada menos que sete atividades com profissionais respeitados na área.

Na oficina Fotografia de eventos culturais, dia 5, Bê Caviquioli e Matheus Mazini abordarão técnicas fotográficas direcionadas a eventos culturais. Os participantes conhecerão o passo a passo necessário para fotografar apresentações teatrais, palestras, shows e outras manifestações artísticas. Carlos Altino fará a palestra Fotografia – história, evolução e desdobramentos atuais, no dia 9. Ele pretende dar um panorama cronológico, até a atualidade, da história da Fotografia, em seus aspectos contextuais, operacionais, estéticos e culturais, e apresentará as principais personalidades que marcaram esta arte.

No dia seguinte, será a vez de Marco Aurélio Olimpo falar de seu processo de criação. Ele também abrirá no mesmo dia uma exposição com imagens musicais. Em 11 e 12, o workshop de macrofotografia, coordenado por Renata Lang, terá como público fotógrafos amadores e estudantes de fotografia a partir de 16 anos, que possuam câmera semiprofissional ou profissional, e tenham com conhecimento básico em programa de edição Adobe Photoshop. Fotografia macro é o registro de pequenas coisas em escala ampliada, em que a câmera captura detalhes e texturas não muito perceptíveis a olho nu. O workshop abordará equipamentos e recursos técnicos necessários para a obtenção desse tipo de foto.

Uma das atrações da semana será o workshop de nu artístico, com Guilherme Lechat, nos dias 13 a 14, voltado a interessados com conhecimento avançado em fotografia digital, a partir de 18 anos. A atividade apresentará técnicas e conceitos relativos à produção fotográfica contemporânea envolvendo a nudez como tema. Dividida em dois momentos, a atividade tem início com conteúdos teóricos e se encerra com uma aula prática.

Rivaldo Ferreira e Ju Rodrigues farão, no dia 15, uma experiência curiosa: um ônibus fretado levará os alunos à Torrinha, partindo da Oficina Cultural. A saída fotográfica será uma aula em movimento ao ar livre, que tem o objetivo de fornecer informações e trocar experiências enquanto acontece a prática, na natureza ou em espaços urbanos. Nesta visita ao Mosteiro do Paraíso, em Torrinha, o grupo de São Carlos se unirá às turmas dos workshops de fotografia realizados em Brotas e na própria Torrinha.

PROGRAMAÇÃO

► OFICINA: FOTOGRAFIA DE EVENTOS CULTURAIS
Coordenação: Bê Caviquioli e Matheus Mazini

5/11 – quinta-feira – 19h às 22h (aula inaugural para explicação da proposta);
7/11 a 5/12 – sábados – 14h às 17h (aulas teóricas);
16 a 20/11 – segunda a sexta-feira – 19h às 22h (aulas práticas)

Público: interessados a partir de 15 anos, que tenham conhecimentos básicos na área e possuam câmera reflex ou semicompacta
Inscrições: 15 a 30/10
Seleção: carta de interesse
30 vagas

► PALESTRA: FOTOGRAFIA – HISTÓRIA, EVOLUÇÃO E DESDOBRAMENTOS ATUAIS
Coordenação: Carlos Altino

9/11 – segunda-feira – 19h às 22h

Público: interessados a partir de 14 anos
Inscrições: 15/10 a 7/11
Seleção: primeiros inscritos
30 vagas

►BATE-PAPO: O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE MARCO AURELIO OLIMPIO

10/11 – terça-feira – 19h às 21h

Público: fotógrafos amadores ou profissionais, jornalistas, músicos e demais interessados a partir de 16 anos
Inscrições: 15/10 a 7/11
Seleção: primeiros inscritos
30 vagas

► EXPOSIÇÃO: IMAGENS MUSICAIS
Fotógrafo: Marco Aurelio Olimpio

Abertura: 10/11 – terça-feira – 21h
Visitação: 11 a 28/11 – segunda a sexta-feira – 13h às 22h | sábado – 13h às 18h
Classificação: livre

► WORKSHOP DE MACROFOTOGRAFIA
Coordenação: Renata Lang

11 e 12/11 – quarta e quinta-feira – 19h às 22h

Público: fotógrafos amadores e estudantes de fotografia a partir de 16 anos, que possuam câmera semiprofissional ou profissional, e tenham com conhecimento básico em programa de edição Adobe Photoshop
Inscrições: 15 a 31/10
Seleção: carta de interesse
20 vagas

► WORKSHOP DE NU ARTÍSTICO
Coordenação: Guilherme Lechat

13 a 14/11 – sexta-feira – 19h às 22h | sábado – 9h às 12h

Público: interessados com conhecimento avançado em fotografia digital, a partir de 18 anos
Inscrições: 15 a 30/10
Seleção: currículo e carta de interesse
20 vagas

► SAÍDA FOTOGRÁFICA EM TORRINHA: VISITA AO MOSTEIRO DO PARAÍSO
Coordenação:
Rivaldo Ferreira e Ju Rodrigues

15/11 – domingo – 9h às 12h

Público: interessados a partir de 18 anos, que possuam câmera e tenham conhecimentos básicos na área
Inscrições: 15/10 a 10/11
Seleção: primeiros inscritos
35 vagas

QUEM É QUEM

Bê Caviquioli – Repórter fotográfico profissional desde 2001, trabalhou com freelancer para diversas agências e portais jornalísticos, como Agência Estado, Agência O Globo, Folhapress e Portal Terra, entre outros. Em fotografia esportiva, cobriu edições da Copa São Paulo de Futebol Júnior e do Campeonato Paulista da primeira e da segunda divisão.

Matheus Mazini – Fotógrafo e publicitário, é doutorando em Artes Visuais pela ECA-USP, onde integra o grupo de pesquisa Realidades: das realidades tangíveis às realidades ontológicas e seus correlatos. É autor dos livros “Sorocaba ‘Obra Aberta’”, “Sorocaba Além das Formas” e “A Fotografia e o Tempo”. Atualmente é programador visual da UFSCar e professor universitário.

Carlos Altino – Tem mais de 40 anos de prática fotográfica; é graduado em Pedagogia pela Fundação Santo André e professor de Foto Publicitária no curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Central Paulista.

Marco Aurélio Olímpio – Apaixonado por música, dedica-se a fotografar shows e capas de CDs. Entre os grandes artistas da MPB que foram alvo de suas lentes estão Maria Bethânia, Chico Buarque, João Bosco, Beth Carvalho e muitos outros. Em 2009 lançou o livro “Álbum – Imagens Musicais” pelo selo Sesc São Paulo.

Renata Lang – É fotógrafa de produtos e retratos. Na Itália, trabalhou para várias revistas e editoriais e se especializou em macrofotografia para publicidade, fotografando joias e semijoias. Atualmente no Brasil, ministra aulas de fotografia no Senac e em outras instituições, desenvolve trabalhos autorais e dedica-se à fotografia para revistas, catálogos e sites especializados. 

Guilherme Lechat – É fotógrafo, escritor e professor. Suas fotos foram publicadas em revistas especializadas do Brasil, Espanha e França. Desde 2012, quando lançou o livro “Fotografia de Nu Artístico: Linguagem, Composição e Técnica”, circula pelo Brasil divulgando seu trabalho na área em palestras e workshops.

Rivaldo Ferreira – Técnico em informática formado pelo Senac, trabalha como designer gráfico e fotógrafo de eventos. Ministra aulas de informática básica e cursos de computação gráfica com os programas Adobe Photoshop, AutoCAD e Dream Weaver.

Ju Rodrigues – Ministrou cursos de fotografia no Sesi, no Teatro Municipal de São Carlos e na UFSCar. Desde 2002 realiza fotos de documentação e de divulgação para espetáculos teatrais. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC, também é profissional da área do audiovisual.

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA