Sesc São Carlos realiza Simpósio Internacional de Atividades Físicas Adaptadas, de 14 a 17 de maio

Escrito por em 13/05/2014

O SESC São Carlos realiza, de 14 a 17 de maio, a 17ª edição do Simpósio Internacional de Atividades Físicas Adaptadas, com abertura do filósofo italiano Mauro Maldonato.

Captura_de_telaO objetivo do evento é promover a inserção de pessoas com deficiências ou necessidades especiais, de qualquer idade e classe social, na prática de atividades físicas e/ou esportivas, possibilitando que profissionais, educadores, alunos e público em geral, entrem em contato com técnicas, pela difusão do conhecimento produzido por cientistas e profissionais da área de Educação Física Adaptada e afins. Ao informar e inserir a comunidade nos debates, o SESC busca a conscientização da necessidade de evitar preconceitos e discriminação em relação às diferenças, para além de estereótipos.

Participam profissionais brasileiros e estrangeiros das áreas de educação física e esportes, fisioterapia, pedagogia, psicologia e terapia ocupacional, por meio de conferência, cursos e vivências. Paralelamente, para que o público em geral reflita sobre assuntos relacionados com a problemática de pessoas com deficiências e necessidades especiais, estão programadas atividades culturais e esportivas.

Programação:

Inscrições: de 2 de abril a 11 maio no Portal SESC SP www.sescsp.org.br ou até encerrarem as vagas.

CREDENCIAMENTO – 14/05 (quarta) a partir das 11h

Local: Sala de internet livre • Credenciamento e entrega de material aos inscritos

CONFERÊNCIA INAUGURAL – 14/05, às 20h

Local: Teatro. Grátis. – Atividade aberta a todos os interessados e inscritos. – Vagas limitadas. – Os participantes inscritos (inscrição – Simpósio) terão direito a receber certificado pela presença.

Apresentação Oficial

– Representantes do Sesc e demais autoridades

Conferência: Entre consciência e mundo: a fronteira enigmática do Mauro Maldonato (Itália) – 20h30

Médico Psiquiatra, professor de Psicopatologia Geral na Universidade dela Basilicata, pensador com formação complementar em Filosofia. É membro de diversos grupos de pesquisa internacionais, conferencista e professor visitante em prestigiadas instituições. Autor e organizador de volumes e artigos científicos publicados em diversas línguas.

Apresentação Artística Forma de ver Marcos Abranches e Alessandra Bonovox

GRUPOS DE TRABALHOS Será oferecido certificado aos participantes inscritos.

15/05 – Aspectos motivacionais e motivação pra a realização dos profissionais de Atividade Física Adaptada – reflexões e perspectivas de atuação

Horário: 16h30 às 18h30 Local: Sala de Atividades Corporais.

• Teorias da motivação e motivos de realização; • Autoeficácia docente e autoeficácia do profissional de Educação Física Adaptada; • Aspectos motivacionais da Educação Física Adaptada e atendimento à pessoas com deficiência; • Estratégias motivacionais para atendimento à pessoas com deficiência; • Aplicação de questionário e avaliação do senso de eficácia pessoal dos participantes. Mediador: Prof. Dr. Rubens Venditti Junior, pesquisador e docente da UNESP – Campus Bauru, no Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências.

16/05 – Pessoa com deficiência e o envelhecimento: por onde passam as especificidades?

Horário: 16h30 às 18h30 Local: Sala de Atividades Corporais.

• Aspectos legais e ações de atividades motoras dirigidas à pessoas idosas com deficiência; • Produção do conhecimento nos programas de pós-graduação Stricto Sensu em Gerontologia e Educação Física; • Particularidades na condição do envelhecer com deficiência; • Debate acerca do envelhecimento na deficiência. Mediadora: Profa. Dra. Graciele Massoli Rodrigues, docente da Universidade São Judas Tadeu – Escola Superior de Educação Física de Jundiaí.

RELATOS DE EXPERIÊNCIA

Dias: 15/05 das 18h às 20h 16/05 das 18h às 20h Local: Sala Multiuso e Teatro. Grátis.

Os Relatos de Experiência tem como objetivo socializar, em forma de apresentações orais, ações e atividades práticas e também trabalhos acadêmicos sobre temas relacionados ao Simpósio.

Será oferecido certificado aos participantes inscritos. Inscrições de trabalhos através do e-mail simpósio@scarlos.sescsp.org.br de 4 a 28 de março.

CURSOS

Comparecer com roupas e calçados confortáveis. Será oferecido certificado aos participantes inscritos.

Curso 1 – Respeitável Público: a inclusão e o circo da escola!

14 de maio, quarta, 14h às 18h Ginásio, 80 vagas.

Profa. Ms. Fernanda Pedrosa de Paula Graduada em Educação Física pela UFMG, é pós-graduada em Esporte Escolar(UnB) e em Atividade Física para Deficientes Físicos (UFJF) e Mestre em Educação pela PUC Minas. Vencedora do Prêmio Paulo Freire/2006

– Categoria Inclusão da Prefeitura de Belo Horizonte e do Prêmio Educador Nota 10 do ano 2011 da Fundação Victor Civita/Editora Abril.

Programa

•Estratégias pedagógicas para educação física inclusiva: dificuldades e possibilidades; • Planejamento e organização das aulas: etapas do planejamento, execução (estratégias metodológicas para diferentes deficiências) e formas de avaliação; • O circo da escola: aspectos a serem considerados; • Vantagens da utilização do circo para a inclusão escolar; • Prática: acrobacias com cordas, acrobacias de solo, equilíbrios corporais, equilíbrios sobre objetos, malabares, dramatização de palhaço e pequenas mágicas.

Curso 2 – Esportes inclusivos e adaptados à pessoas com deficiência

15 de maio, quinta, 8h30 às 11h45 e 13h15 às 16h Ginásio, 80 vagas, tradução simultânea.

Prof. Ms. Peter Downs (Austrália) Mestre em Atividades Físicas Adaptadas, foi membro da Comissão Australiana de Esportes, atualmente é Gerente do Programa Nacional “Jogar pelas Regras”, uma iniciativa australiana que promove o esporte seguro, justo e inclusivo. Diretor Fundador do “Clube da Inclusão”, uma instituição sem fins lucrativos de promoção da saúde, de compartilhamento de modelos de boas práticas no esporte e atividade física para pessoas com deficiência.

Programa

• Desenvolvimento de estruturas para inclusão a partir do esporte; • Introdução de um modelo de esporte para pessoas com deficiência; • Qual o papel de cada um na criação de oportunidades para pessoas com deficiências; • Atividades práticas de adaptação e modificação de atividades para pessoas com deficiência.

Curso 3 – Exercício Físico e Câncer: aspectos metabólicos e metodológicos

15 de maio, quinta, 8h30 às 11h45 e 13h15 às 16h Teatro/Galpão, 80 vagas.

Prof. Dr. Waldecir Paula Lima Graduado em Educação Física, Mestre e Doutor em Ciências (ICB/USP). Professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa do IFSP. Coordenador e professor de cursos de pós graduação oferecidos pela Universidade Gama Filho (UGF), Universidade Estácio de Sá (UniESTÁCIO), Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), Faculdade de Educação Física de Santo André (FEFISA) e Faculdade de Educação Física da ACM de Sorocaba (FEFISO).

Programa

• Definição e evidências epidemiológicas; • Aspectos fisiopatológicos; • Câncer-Caquexia; • Exercício e Câncer: características gerais, volumes e intensidades adequadas, aspectos preventivos e terapêuticos.

Curso 4 – O modelo processo-pessoa-contexto-tempo e o ambiente do esporte envolvendo pessoas com deficiência

16 de maio, sexta, 8h30 às 11h45 e 13h15 às 16h Ginásio, 80 vagas.

Profa. Dra. Verena Junghähnel Pedrinelli Graduada e Mestre em Educação Física pela Universidade de São Paulo, Doutora em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (USJT), é docente responsável pela disciplina Educação Física e Esportes Adaptados na USJT e membro da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada (Sobama).

Programa

• A teoria bioecológica do desenvolvimento humano de Urie Bronfenbrenner; • O modelo processo-pessoa-contexto-tempo; • Os processos proximais: valorização da relação interpessoal atleta-treinador; • Os atributos pessoais: disposições, recursos e demandas psicológicas; • O contexto: interconectividade entre micro-, meso, exo- emacrossistemas; • O tempo: influência de eventos nas mudanças e continuidades do desenvolvimento humano; • Exemplos de práticas educacionais e vivências no ambiente esporte envolvendo pessoas com deficiência.

Curso 5 – Obesidade, desnutrição e sedentarismo infantil

16 de maio, sexta, 8h30 às 11h45 e 13h15 às 16h Teatro/Galpão, 80 vagas

Profa. Dra. Cláudia Cezar Doutora em Nutrição Humana Aplicada (USP), mestre em Nutrição e Metabolismo (UNIFESP), especialista em Fisiologia do Exercício, Metodologia do Treinamento Físico e Psicossomática, foi coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Obesidade e Exercícios Físicos da USP por mais de 10 anos e atualmente é consultora no Instituto Perfil Esportivo para tratamento não medicamentoso da obesidade.

Programa

• Como identificar desnutridos e obesos em seus diferentes níveis de gravidade? • Diferenças e semelhanças entre desnutridos, sedentários e anêmicos; • Exercícios físicos como parte do tratamento multidisciplinar da obesidade; • Contraindicação de exercícios físicos em acordo com o nível de gravidade da obesidade; • Indicadores de sucesso no tratamento da obesidade; • Princípios básicos para trabalhar mudança de comportamento.

IMPORTANTE:

• Trazer uma calculadora.

Curso 6 – Práticas corporais para pessoas com deficiências

17 de maio, sábado, 8h30 às 11h45 e 13h15 às 16h Ginásio, 80 vagas, tradução simultânea.

Profa. Dr. Dilara Özer (Turquia) Graduada pelo Departamento de desenvolvimento Infantil e Educação da Unuversidade Hacettepe, Ankara. Mestrado sobre o desempenho motor de pré-escolares e doutorado sobre proficiência motora de crianças com deficiência intelectual. Presidente da Associação de Atividade Física Adaptada da Turquia desde sua criação e membro da IFAPA desde 2007.

Programa

• Introdução ao método Sherbone Developmental Movent (SDM); • Possibilidades de desenvolvimento de crianças e adultos, utilizando movimento; • Os resultados positivos para crianças com dificuldade de aprendizagem, com deficiências físicas ou com distúrbios emocionais e comportamentais; • Atividades práticas.

IMPORTANTE:

• Trazer uma toalha de banho.

Curso 7 – Ginástica Multifuncional para Idosos

17 de maio, sábado, 8h30 às 11h45 e 13h15 às 16h Teatro/Galpão, 80 vagas.

Prof. Ph.D. Carlos Ugrinowitsch Possui graduação em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André, mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo, doutorado em Exercise Science – Brigham Young University, USA e pós-doutorado pela Florida State University, USA. Atualmente é professor do Departamento de Esporte da Universidade de São Paulo.

Programa:

• Conceito de multifuncionalidade; • Constructo da ginástica multifuncional; • Características do envelhecimento e efeitos do exercício físico no envelhecimento.

VIVÊNCIAS

Comparecer com roupas e calçados confortáveis. Será oferecido certificado aos participantes inscritos.

Vivência 1 – Surdo-cegueira: práticas e estratégias em meio líquido

17 de maio, sábado, 16h30 às 18h30 Piscina Aquecida, 60 vagas.

Profa. Marília Cordeiro Aragão Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará, atualmente trabalha no Sesc Ceará como professora do Sesc Ativo – Núcleo PcD (Pessoa com deficiência).

Profa. Ticiana Castelo Branco Dantas Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará, atualmente trabalha no Sesc Ceará como professora do Sesc Ativo – Núcleo PcD (Pessoa com deficiência).

Programa

• Histórico do Projeto Sesc Ativo – Núcleo PcD em Fortaleza; • Compreendendo a surdo-cegueira; • Comunicação entre professores e alunos surdo-cegos; • Reconhecimento do espaço; • Vivências e possibilidades.

IMPORTANTE:

• Trazer roupa de banho (maiô/sunga/toalha); • Trazer touca; • Dispomos de vestiários com chuveiro e armários. Para utilizá-los será necessário trazer cadeado ou adquiri-los em nossos caixas.

Vivência 2 – A Educação Física na perspectiva da Educação Inclusiva para Pessoas Com Deficiência Visual

17 de maio, sábado, 16h30 às 18h30 Ginásio, 60 vagas.

Prof. Especialista Ivan de Oliveira Freitas Graduado em Educação Física pela Universidade Camilo Castelo Branco, especialista em Educação Especial, Psicopedagogia e Gestão Pública, Esporte e Lazer, foi atleta da Seleção Brasileira Paralímpica na modalidade de Futebol de Cinco (para cegos), atualmente é professor na Universidade de Guarulhos e trabalha na Secretaria de Esporte e Lazer de São Bernardo do Campo, como Coordenador de Paradesporto.

Programa

• Conceituação e histórico das pessoas com deficiência, com enfoque na deficiência visual; • A pessoa cega e os meios utilizados para o reconhecimento do ambiente; • Recursos materiais básicos que favorecem a elaboração de atividades inclusivas para pessoas com deficiência visual; • Vivências e possibilidades através de atividades recreativas.

AULAS ABERTAS

As aulas têm como objetivo promover vivências em atividades físicas direcionadas para pessoas com deficiências ou necessidades especiais, profissionais que atuam com esse público, e interessados em geral. INSCRIÇÕES NO LOCAL, NO HORÁRIO DA ATIVIDADE. Vagas limitadas. Tenda. Grátis.

Dança Sem Fronteiras

Técnicas de improvisação, dança teatro e DanceAbility (método criado pelo norte-americano Alito Alessi); os participantes vislumbrarão noções básicas do processo de inclusão de pessoas com e sem deficiências em atividades de dança e expressão corporal. Orientação: Fernanda Amaral – formada pelo método DanceAbility (EUA), graduada em Educação (Reino Unido), trabalha com êxito a diversidade cultural e inclusão, ministra cursos de dança e consciência corporal em nosso país e exterior em locais como universidades, escolas, estúdios de dança, centros comunitários, escolas para alunos com necessidades especiais; ministra conferências e participa de festivais. 15 de maio, quinta, 16h às 17h.

Tai Chi Chuan sentado

O Tai Chi Chuan é uma arte marcial chinesa que atua em todas as energias e meridianos do corpo através de movimentos simples, harmoniosos, revigorantes, lentos e suaves. Nesta vivência, serão apresentados exercícios de manutenção da energia (Chi Kung) e técnicas específicas da arte, possibilitando a participação de pessoas com deficiências através das devidas adaptações. Orientação: Maria Zélia Teotônio Rodrigues – graduada em Educação Física, tem formação como instrutora de Tai Chi Chuan estilo Yang pela Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e Yoga pelo Instituto de Yogaterapia de Campinas e Instrutora de Atividades Físicas do Sesc da cidade de Campinas. Dia 15 de maio, quinta, 17h às 18h.

Eutonia e Dança Materna para gestantes

A dança materna traz para o bebê o conforto da proximidade com a mãe e uma experiência de relaxamento. A eutonia será vivenciada por meio de exercícios objetivos e poéticos, contribuindo para um parto ativo e consciente. Orientação: Gabriela Bal – mestre e doutora em Ciências da Religião (PUC-SP), é professora da Faculdade Santa Marcelina, coordenadora e professora do Instituto Sedes Sapientiae e do Instituto Gerda Alexander de Formação Profissional em Eutonia; desde 1989 atua no acompanhamento eutônico da gravidez, do parto e do puerpério. – Tatiana Tardioli – bailarina, coreógrafa, preparadora corporal, professora de dança. Criadora do projeto Dança Materna de aulas para gestantes, mães, pais e bebês; tem se aprofundado no universo da gestação, parto, pós-parto, e coordenação motora (em geral e do bebê). Dia 16 de maio, sexta, 16h às 17h.

Pilates adaptado para pessoas com deficiência visual

Essa atividade objetiva apresentar o Método Pilates, exercícios globais que trabalham a força, alongamento e melhora da propriocepção e reeducação da postura; e especificamente, como possibilitar a participação de pessoas com deficiência visual na atividade, buscando a melhora das atividades de vida diária e autoconfiança. Orientação: Gilberto Almeida – graduado em Educação Física, especialista em Fisiologia do Exercício, Prescrição do Método Pilates, Envelhecimento Humano e Instrutor de Atividades Físicas do Sesc da unidade do Belenzindo na cidade de São Paulo. Dia 16 de maio, sexta, 17h às 18h.

PROGRAMAÇÃO ESPORTIVA E CULTURAL

Intervenções Artísticas

Eu quero um colo… ou O tempo que passou ainda perfuma  Com Cia Ilustrada de Teatro Intervenção na qual Dona Hibrígida, uma senhora docemente rabugenta, ofertará ao público singelas poesias. Uma forma de acolher e recepcionar os usuários do Sesc. Dia: 14 de maio, quarta, das 10h30 às 12h. Convivência. Grátis. Livre.

Todas as palavras me convém Com Cia Ilustrada de Teatro Divertida e alegórica esta intervenção apresenta a literatura e a poesia de um modo muito delicado ao público do Sesc. Dia 14 de maio, quarta, das 19h às 20h. Convivência. Grátis. Livre.

Forma de ver Essa apresentação conta com a participação de Marcos Abranches e Alessandra Bonovox e levanta, através da sensibilidade da manifestação corporal e da música, a indagação sobre a deficiência como a antítese cultural do corpo saudável e apto; e o que transparece quando uma pessoa com deficiência se apresenta no papel de dançarino. Dias: 14 de maio, quarta, 20h30. Tetro. Grátis. Livre. E 15 de maio, quinta, das 12h às 13h. Convivência Externa. Grátis. Livre.

Bate bola com o Paraatleta Kaíque do Tênis de Mesa Atividade interativa onde os participantes poderão bater bola com atletas da modalidade convidados, tendo como destaque, a presença de Luiz Henrique Medina conhecido como Kaíque, medalhista de ouro no Parapan de 2013 e que representa o Brasil em Paraolimpíadas. Dia: 15 de maio, quinta, 18h30 às 21h. Convivência Externa. Grátis.

Uma batida só A cantora Claire Jézéquel e o violonista Marco Papa se encontram na hora do almoço, para interpretar os mais doces sambas, choros e músicas do mundo. A performance de voz e sapateado “O tempo canta, o corpo conta” encerra a apresentação, com a sapateadora Renata Defina (Cia Pé na Tábua – Ribeirão Preto). Dia: 16 de maio, sexta, das 12h às 13h. Convivência Externa. Grátis. Livre.

Todos os Tons Banda Balaco Apresentando composições próprias e resgatando sambas da velha-guarda, a banda com habilidade faz uma perfeita combinação de samba, salsa e funk. O Baile é muito dançante e animado com a forte e marcante presença dos metais. Dia: 16 de maio, sexta, às 20h. Convivência Externa. Grátis. Livre.

Música à manivela Com Prana Teatro de Animação Celebrando a simplicidade da vida cotidiana, com suas alegrias e tristezas, as letras e notas das canções levam ao público o espírito atemporal dos artistas de rua, enquanto criam pequenas cenas com bonecos acompanhados por violino, acordeon e “Orgue de Barbarie”. Dia: 17 de maio, sábado, das 12h às 13h. Convivência Externa. Grátis. Livre.

Ainda:

Reunião SOBAMA – Sociedade Brasileira de Atividades Motora Adaptada A SOBAMA, uma sociedade civil de caráter científico e educacional, visa o progresso dos estudos da atividade físico-esportiva para pessoas com deficiências. Em assembleia os sócios/participantes discutirão sobre questões e possíveis ações para o desenvolvimento da área em nosso país. Dia: 16 de maio, sexta, 17h. Ginásio. Grátis.

Jogos eletrônicos Atividade interativa que possibilita o contato com os jogos eletrônicos Nintendo Wii e Xbox Kinect, buscando explorar também as possibilidades de participação de pessoas com deficiências. Dia: 17 de maio, sábado, das 10h às 17h. Convivência Externa. Grátis.

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA