14ª Semana Acadêmica-Cultural Africana tem programação diversa na região

Escrito por em 17/05/2018

14ª Semana Acadêmica-Cultural Africana tem programação diversa na região

Para divulgar a cultura africana, promover integração e reforçar as ligações históricas entre Brasil e África, até o dia 26 de maio acontece a 14ª Semana Acadêmica-Cultural Africana de São Carlos, com o tema “Apresentando a África, um continente com 54 países”. O evento é realizado por estudantes do continente que estão em São Carlos e também em municípios da região. A maior parte das atividades é de graça.

A programação acontece em diversos espaços para comemorar o Dia da África, celebrado no dia 25 de maio. Nesta data, 32 chefes de estado africanos se reuniram na Etiópia, em 1963, e criaram a Organização de Unidade Africana para libertar o continente do colonialismo e do apartheid e ainda promover a emancipação de seu povo.

No dia 18, tem a mostra culinária “Sabores d’África” e a exibição do filme “Mandela – Caminho para Liberdade, no Teatro Wallace Leal Valentim Rodrigues, em Araraquara, a partir das 19 horas. No dia 19, tem a 1ª Fase do Torneio de Futebol de Salão, masculino e feminino, nas quadras da UFSCar, a partir das 8 da manhã. A final do torneio acontece no dia 20, no Ginásio Esportivo da UFSCar, também a partir das 8 horas.

Já no dia 22, tem a mesa redonda na UFSCar “Olhar do Mundo sobre a África, suas lutas e desafios”; no dia 23, tem palestra e contação de histórias para alunos do ensino fundamental de Ibaté. Neste mesmo dia tem oficina de Dança Kizomba e Semba, na USP, em São Carlos. No dia 24, a programação segue com a exibição do filme africano “Nascer de um Ritmo”, no Teatro Florestan Fernandes, localizado na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar, a partir das 19 horas. No dia 25 de maio, ocorrem as apresentações de pesquisas e a Semana termina no dia 26 de maio, com o jantar dançante “Festa d´ África Oficial”, no Espaço de Eventos Ozanan. Até lá também tem exposição de fotografias na Biblioteca da Escola de Engenharia da USP, em São Carlos.

Ao longo da Semana, o Instituto de Línguas da UFSCar realiza quatro oficinas de Línguas Africanas. As atividades, que também são gratuitas, visam demonstrar aspectos linguísticos culturais de diferentes povos africanos representados em São Carlos e serão ministradas por estudantes africanos e falantes nativos das Línguas que serão abordadas.

No dia 22 de maio acontece a oficina sobre a Língua Nacional de São Tomé e Príncipe, às 19 horas. Será na sala 233 do edifício AT10, área Norte do Campus São Carlos. No dia seguinte, dia 23, a oficina é sobre a Língua Lingala de Congo Zaire e começa às 9 horas na sala 237, também no AT10. Por fim, no dia 24 de maio, é a vez da oficina que trabalhará a Língua Umbundu de Angola, também às 9 horas, na sala 42 do edifício AT2, área Sul do Campus.

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas por meio de preenchimento de formulário online. Os interessados podem se inscrever em mais de uma oficina. A jornalista Kelly Godoy acompanhou uma oficina da Língua Crioulo de Cabo-Verde. Ela conversou com Ernesto Fortes, professor de Engenharia Civil, com Cleber Conde, diretor do Instituto de Línguas da UFSCar, com Vanessa Nunes, estudante de Linguística, e com Osires Nhaga, coordenador da Semana Acadêmica-Cultural Africana de São Carlos. Ouça no podcast do Rádio UFSCar Notícias, edição da tarde de 17 de maio.

A programação completa e mais informações em www.facebook.com/CAASCAr.