​XIV ​Ciclo TUSP de Leituras Públicas – Harold Pinter acontece dia 28 de setembro

Escrito por em 24/09/2015

O TUSP – Teatro da USP e a Pró-Reitoria de Cultura e extensão da USP tem a honra de convidá-lo para o XIV ​CICLO TUSP DE  LEITURAS PÚBLICAS – HAROLD PINTER (toda última ​segunda​-feira do mês​ e integra o Núcleo Tusp de São Carlos​) – programa especial de formação de grupos e espectadores.

Este XIV Ciclo terá como tema a obra de Harold Pinter, um dos mais importantes autores do século XX, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 2005. Pinter é um dos maiores representantes do chamado “Teatro do Absurdo”, juntamente à Beckett e Ionesco. Em sua obra a solidão e a angústia existencial são temas recorrentes, explodindo a referência realista na construção de uma estética própria.

​Textos:​

O Quarto

O Quarto é a primeira peça de Pinter, escrita e produzida pela primeira vez em 1957. Considerada pelos críticos o exemplo mais antigo “comédia de ameaça” com diálogos que são comicamente familiares e perturbadoramente desconhecidos. A tensão é intensificada pela justaposição de segurança versus insegurança. O quarto em si é seguro internamente, mas fora, além de suas paredes aparentemente sólidas, os espreita desconhecidos, um vazio a ser temido.

Feliz Aniversário

Harold Pinter, em sua segunda peça, foca a ação em torno de um músico aposentado que vive em uma pensão litorânea. Aparentemente, este esconde algum evento não especificado de seu passado que o forçou ao exílio.  Como medida de segurança, ele mantém uma metódica ordem em sua rotina como medida de segurança para manter seu isolamento.

O programa Tusp de Leituras Públicas propõe, a cada ciclo, o dizer de peças de autores eminentes do teatro ocidental. As peças serão lidas  pelos espectadores presentes, artistas em formação, além de convidados. Espera-se criar um público que acompanhe os ciclos,indo além da presença eventual e abrindo espaço para uma experiência diferenciada do espectador que favoreça sentidos de pertencimento à coisa pública

Quando? ​28 de setembro, ás ​ 19h30 horas
Onde? Centro Cultural da Usp de São Carlos – ao lado do Observatório (Av. ​Dr. Carlos Botelho, 1465)
Quanto?
Atividade gratuita

São Carlos – Programação completa

​Próxima leitura: O amante – 26/10/2015​

Serviço

Onde: Centro Cultural do Campus da USP de São Carlos
Acesso Centro Cultural pela Av. Dr. Carlos Botelho, 1465.
Telefone: 16 3373-8015
Atividade gratuita
Para maiores informações acesse o blog do Tusp São Carlos
​Acesse a programação completa no site do TUSP:

Recomendação etária: 16 anos
Realização: Tusp
Apoio: Centro Cultural da USP de São Carlos​

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA