Rádio UFSCar comemora 9 anos no ar

Escrito por em 19/08/2016

Emissora educativa que opera na cidade completa, no dia 23 de agosto, 9 anos do início das transmissões oficiais

Concebida e implantada por meio de um projeto de extensão da Universidade, a Rádio UFSCar 95,3FM é a concretização de um projeto iniciado ainda nos anos 90. A possibilidade de levar conteúdo educativo, cultural, com diversidade musical e ainda dialogar de maneira efetiva com a sociedade era um sonho antigo, iniciado a princípio com a USP, por meio da Fundação Theodoreto Souto.

Esse sonho começou a se concretizar em 2006, quando a FAI.UFSCar, coordenada pelo professor Targino de Araújo Filho, conseguiu a outorga da concessão da Rádio, dada pelo Ministério das Comunicações. A concretização da emissora se deu na gestão do reitor Oswaldo Barba, quando foram concluídas as obras e a devida instalação do sistema irradiante da emissora.

Com a participação de estudantes, professores e técnicos, a Rádio UFSCar mantém, desde o princípio, sua programação com uma variedade musical e de programas, tendo conquistado prêmios de relevância nacional, como o dado pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) para o projeto Tenho uma Banda, iniciativa da Rádio UFSCar voltada ao surgimento, apoio e divulgação de novos grupos musicais de São Carlos.

Após 9 anos de trabalho, a Rádio UFSCar apresenta números robustos em sua programação, levando conteúdo educativo, cultural plural. Ao ponto de que, no primeiro semestre de 2016, a emissora ter levado ao ar 52 programas além de mais de 20 horas diárias de música e de jornalismo.