Z’Africa Brasil – Ritual I – A Vida Segundo os Elementos do Hip Hop

Escrito por em 27/04/2015

Que o Rap está em alta no Brasil já não é novidade, mas quantos dos Mc’s atuais vivem a vida segundo os elementos do Hip Hop? Sinceramente, eu não sei responder precisamente essa pergunta, porém eu sei de uma galera que não só entende da coisa como também foi uma peça fundamental pra construção da cultura Hip Hop no Brasil, e não há dúvida de que eles vivem segundo os elementos do Hip Hop. Afinal de contas, esse é o nome do novo disco do famoso grupo Z’África Brasil. É isso mesmo, eles não foram derrotados, pelo contrário, com quase 20 anos de carreira nas costas, Z’África Brasil chega chegando em 2015 com seu novo álbum intitulado Ritual I – A Vida Segundo os Elementos do Hip Hop. E, pelo visto, esse é o primeiro de uma trilogia que segue os princípios e a essência da cultura Hip Hop brasileira e mundial.

O quinto disco da banda traz um Z’África muito mais maduro, desenvolvido com base nas tradições e simbologias africanas, afrobrasileiras e de culturas periféricas do mundo. O disco representa como um todo a cultura ancestral dos povos, transformando a sequência de músicas em um imenso terreiro, unificando o trabalho em um grande ritual. A faixa que inicia o álbum, “Ritual I” consiste em um monólogo de Funk Buia, ali ele resume o disco em pouco menos de dois minutos, a faixa é uma introdução do que está por vir, um prefácio que sintetiza de maneira crua mas extremamente poética a pancada sincera, politizada e “suingada” que está por vir. Na sequência, temos a música que dá nome ao disco “A Vida Segundo os Elementos do Hip Hop”, e o que eu posso dizer desse som a não ser tremenda tijolada? O som mostra as intenções do disco, o trio Gaspar, Pitchô e Funk Buia metralham sem medo de soltar a gramática e mandar a real, não obstante, o DJ Tano abusa do scratch em cima da batida constante e mostra que aquele som é Hip Hop raíz.

A terceira música, “O Rap” como o nome já diz é uma ode ao rap, a rima segue no estilo storytelling e narra a trajetória da banda e como eles conheceram e chegaram ao mundo do rap. E o disco segue, uma pancada após a outra. Já na sexta faixa, “Terrorista”, o cenário muda de cor, a faixa começa de maneira sinistra, uma guitarra distorcida marca o tempo, a rima agressiva de Gaspar coloca em cheque o abuso de poder da polícia, dos políticos e dos oficiais de justiça. Dando continuidade, uma música dedicada a família, speedflow em cima de uma batida mais dançante, uma pegada ragga jamaicano. A dança continua com a oitava música chamada “Temos que Lutar”, pegada afrobeat, Funk Buia destruindo na rima, um refrão que parece um hino de união, e os backing vocals femininos que remetem bastante a cultura musical africana. E já na penúltima música do disco “A Força” voltamos as influências brasileiras e temos um rap misturado com samba, refrão cativante e positivo.

Ritual I – A Vida Segundo os Elementos do HipHop, é “Rústico” e vai muito além do rap, da influência africana e brasileira, o disco engloba elementos da música negra mundial que vai do afrobeat a ritmos jamaicanos, do funk & soul norte-americano ao samba, ao terreiro, ao folclore e às manifestações negras da cultural popular brasileira. No final das contas, o novo disco de Z’África Brasil é um amálgama das culturas de rua do Brasil e do mundo. Não é apenas um disco, mas sim, uma obra ritualística que deve ser ouvida do início ao fim, sem pausas, sem distração, apenas com o coração e mente abertos para receber essa pedrada musical.

Hugo Safatle

Bolsista em Programação Musical na Rádio UFSCar

A seguir, a lista de músicas que você escuta de segunda a sexta, às 10h, na Rádio UFSCar:

Segunda-Feira

  1. Ritualístico
  2. A Vida Segundo os Elementos do Hip Hop

       Terça-Feira

3. O Rap é Grande

4. O Professor Está de Volta

          Quarta-Feira

5. Fiksão

6. Terrorista – Parte I

7. Familia

         Quinta-Feira

8. Temos Que Lutar

9. Pra Quem Quer…

10. Sem Dizimo do Frei

        Sexta-Feira

11. Pra Onde Vamos…

12. Força

13. Rústico

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA