Thiago Pethit – Berlim, Texas

Escrito por em 12/04/2011

Thiago-Pethit-Berlim-Texas-2010Se a recente tradição popular das doces vozes continua a trazer seus mais novos resultados de trabalho, não podemos deixar para trás os bons discos que as inspiraram. Em um mapa inventado, Thiago Pethit cria um cenário imaginário entre as noites frias dos cabarés esfumaçados da Alemanha pré-nazista e os dias ensolarados regados a whisky nos Sallons Texanos. “Berlim, Texas” é o primeiro trabalho de Pethit e foi inspirado no universo dos teatros de Vaudeville.

Vaudeville é sobre o entretenimento, shows com mágicos, dançarinas, bizarrices, cenas de peças e, principalmente, a apresentação de cantores populares. Cantando sobre si, seus afetos e desafetos, Pethit incorpora Vaudevilles separados, geograficamente, por momentos históricos ou temáticas diferentes.

Quando o meio musical surgia com informações em excesso, o músico voltou seu trabalho para a simplicidade. A poesia não vem elaboradíssima, mas comunica de forma direta e delicada o genuíno sentimento de cada faixa.

Retratos, relatos e contos são desenvolvidos com cara de trilha sonora francesa, o som é universal e vai do Pop ao Folk. Não chega a ser moderno, nem antiquado, então, são ambos, um contraditório clássico contemporâneo.

A harmônia melódica tem bastante da nossa MPB, mas na essência da Chanson francesa. Entre banjos, violinos, trompetes e tantos tipos de percussão, Pethit expõe seu lado de bom moço romântico em Português, Inglês e Francês.

Destaque à delicada Mapa-Mundi, a combinação entre o piano marcante, a letra sofrida e os acompanhamentos de banjo e percussão cativam o ouvinte e o transportam para o ambiente da própria música. A segurança da composição também se mostra em Nightwalker, cantada em Inglês a faixa tem uma boa parte acompanhada por palmas, dando ao som um ar natural e alto astral.

É nesse formato que Pethit ganha a atenção do novo front da MPB, garantido suas futuras parcerias – como no caso de Tiê – e a conexão entre artista e público, de forma que os ouvintes percebam o verdadeiro sentimento de cada letra cantada.

Sara Antonelli
Estagiária em Programação Musical
Rádio UFSCar

A seguir, a lista da músicas que você ouve de segunda à sexta-feira, às 10h00 na Rádio UFSCar:

Segunda
Não Se Vá
Mapa Mundi

Terça
Forasteiro
Sweet Funny Melody

Quarta
Voix De Ville
Fuga Nº1

Quinta
Outra Canção Tristonha
Birdhouse

Sexta
Nightwalker
White Hat
Don´t Go Away

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA