The Ipanemas – Que Beleza

Escrito por em 22/01/2011

imagesA história começa em 1964 no Rio de Janeiro, quando o percussionista Rubens Bassini propõe ao trompetista Astor Silva um álbum, em que tocariam aquilo que tivessem vontade. Com o baterista Wilson das Neves, o violonista Neco e o baixista Marinho gravaram “Os Ipanemas”, construindo uma música que mesclava a bossa nova com batidas africanas, impregnadas pelo candomblé, jazz e samba. A iniciativa do projeto visava a própria ideia musical de cada integrante e não a ditada pela CBS Records, gravadora onde tinham seus contratos autônomos.

O álbum foi uma peça única na história da música brasileira e deu aos participantes o título de alquimistas, devido à bela fusão entre tantos grandes gêneros musicais. Infelizmente, o disco foi considerado um tanto quanto radical para a emergente bossa nova.

O tempo passou para os Ipanemas e, separadamente, eles se tornaram clássicos da música brasileira. E foi em 2001 que o produtor britânico Joe Davis e o baterista brasileiro Ivan Conti resolvem reunir os dois únicos integrantes ainda vivos de “Os Ipanemas”, Neco e Wilson das Neves, para mais um disco. “The Return of the Ipanemas” foi a ressurreição da mescla musical dos alquimistas. A partir daí, produziram ainda três outros álbuns.

O novo álbum “Que Beleza”, lançado na Europa em 2010, é o sexto e provavelmente último que leva o nome do grupo. O trabalho conta apenas com Wilson da formação original que acompanhado de Ivan Conti e José Carlos fazem um tributo a Neco, morto em 2009. O estilo único, samba acústico cheio de misturas, continua vivo depois de tantos anos.

O disco a começar pela bela abertura, “Que Beleza De Nega”, nos apresenta o trombone sublime de Vitor Santos acompanhado da suave voz de Wilson. Wilson tem como convidada Andrea Martins, que compõe o dueto. Ela brilha em “Festa Indigesta” e ainda em “Lembranças” e “Traz Um Presente Pra Mim” sua voz casa com a de Wilson.

A assinatura de “Nega E Kota” é o backing vocal, enquanto que em “Espelho D’Água” e “Olhando Três” o instrumental é quem reina, dando lugar à linha do trompete de Santos. O álbum constrói um fim brilhante com “Esparrei”, que é música cheia de confiança tanto na percussão como nos vocais. É a trilha final perfeita para um novo “bem-vindo” Ipanemas.

A seguir a lista das músicas que você ouve de segunda a sexta-feira, às 10h00, na Rádio UFSCar:
Segunda

1. Que Beleza De Nega
2. A Cara Dele

Terça
3. Euê Ô
4. Espelho d’Água

Quarta

5. Olhando Três
6. Festa Indigesta

Quinta
7. Lembranças
8. Nega E Kota

Sexta
9. Passa O Ponto
10. Traz Um Presente Pra Mim
11. Eparrei

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA