The Dead Rocks – Il Grilletto D’Oro

Escrito por em 30/12/2010

1270531924810_fDepois de oito anos de carreira, muitos shows em território nacional e internacional, dois CDs muito bem recebidos pela crítica especializada e pelo público, Johnny Crash, Marky Wildstone e Paul Punk estão de volta com um terceiro trabalho que, sem dúvida, marcará o percurso artístico da banda que, até agora, se desenvolveu seguindo as diretrizes da Surf Music internacional adaptadas, porém, ao contexto brasileiro.

Com o disco “Il Grilletto D’Oro” (O Gatilho De Ouro), os Dead Rocks dão um mergulho naquele imaginário dos filmes de Bang Bang dos anos setenta, apelidado de “Spaghetti Western” e que se tornou mundialmente reconhecido graças às obras do diretor italiano Sergio Leone.

O CD é a trilha sonora de uma hipotética película na qual os protagonistas são Nino Angelucci (Johnny Crash) no papel do estrangeiro; Paolo Bianchi (Paul Punk) interpretando o caçador de recompensas; e Marco Martucci (Marky Wildstone), o xerife. Todos os estereótipos deste gênero cinematográfico estão presentes no álbum: o herói com o gatilho solto, o Bounty Killer sem escrúpulos e o homem da lei quase sempre incorruptível se movem dentro de um cenário fictício onde duelos são cotidianos e enforcamentos são motivo de diversão.

Também a sonoridade da banda se adaptou ao clima, as influências do mestre Ennio Morricone são marcantes, mas também houve uma pesquisa nas raízes do Rock’n’Roll e da Country Music que deixou as dez músicas que compõem o álbum – rigorosamente gravado em mono – com um sabor vintage, às vezes, um pouco ingênuo para os nossos ouvidos acostumados com sons super elaborados e cheios de efeitos para nos surpreender.

Abrindo o CD, a música “Il Grande Ballo”, com um refrão simples e divertido; na sequência, a faixa-título com uma sonoridade marcadamente “Old West Country” que parece sair do seriado da década de setenta, “Os Pioneiros”. Mas é nas faixas “Duello Veloce” e “La Persecuzione Del Vaso Perduto”, que os três cavaleiros reencontram as raízes Punk, com um ritmo rápido e uma guitarra explicitamente Rock’n’Roll.

Com esse trabalho, os Dead Rocks, mais uma vez, se confirmam como uma das banda mais criativas da cena Surf brasileira. Parabéns!!

Paz!
Mauro Lussi
Programador e DJ da
Radio UFSCar

Lista das músicas que você ouve durante toda a semana, às 10 horas:

Segunda-feira
1. Il Grande Ballo
2. Il Grilletto D’Oro

Terça-feira
3. La Speranza Del Domani
4. Cavalcata In Cerca Della Ferrovia

Quarta-feira
5. Il Segreto Della Pietra Distante
6. Duello Veloce

Quinta-feira
7. La Persecuzione Del Vaso Perduto
8. Domenica

Sexta-feira
9. La Conquista de Monte Nero
10. Libertà

Disco da Semana 23 de agosto de 2010

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA