The Bahama Soul Club – Bossa nova just smells funky

Escrito por em 16/10/2010

imagesUm disco perfeito para o calor que se aproxima!

O Bahama Soul Club, banda alemã formada por nove músicos, incluindo a cantora Pat Appleton, chega com mais um álbum. Smells Funky… depois de “Rythm is what makes jazz jazz”, de 2008, e o EP “Remixes: the mighty british series” em 2009, o Bahama
Soul Club vem com “Bossa nova just smells funky”. Fazendo referência à um antigo disco da Juju Orchestra em seu título, “Bossa nova just smells funky” traz uma diversidade musical bem difícil de ser definida, para se ter uma ideia, no site Paris Dj’s (www.parisdjs.com), a referência ao disco é a seguinte: “deliciously clashing neo-retro soul, jazz, bossa and afro-latin grooves into a both immediate and timeless record.”

É verdade que já faz alguns anos que o império do groove tem abarcado diferentes musicalidades e referências de diferentes estilos em fusões pesadas, até então inéditas, e é verdade também que bastante gente fez isso na última década, de maneira até repetitiva, mas ainda assim, “Bossa nova just smells funky” surpreende em suas misturas e chega a ter qualquer coisa de inédito.

A pegada jazz, que está presente da primeira à última faixa, apresenta os temas, mas há muito espaço para que os arranjos e as roupagens variem, da new bossa ao soul-funk, passando pelo acid e nu-jazz e até mesmo o tango compõe esse álbum que deve, sem dúvida alguma, ser prazerosamente ouvido do começo ao fim.

O disco traz várias participações e algumas faixas em versão remix: Kojato, John Turrell, Bella Wagner, Sitzka, A Secret, Xantone Blacq, Bajka (BSC remix), Club Des Belugas Remix e Smoove’s Funky Jam-Remix. Essas participações fazem com que a maioria das músicas se destaque de modo diferente, desde a faixa King’s Wig, que abre o disco, em uma gravação ao vivo, trazendo um soul jazz bem tradicional, até as três últimas que são versões remix, com elementos eletrônicos, mas sempre com muito groove.

“Bossa nova just smells funky” é um daqueles discos para ouvir muitas vezes, seja nos fones, no carro, num “esquenta” com amigos… E para finalizar, admito que me agradou a ideia de uma banda da friorenta Alemanha trazer um som caloroso, uma ótima trilha sonora para os meses ensolarados que se aproximam! E para quem gostar muito, tem versão em CD e vinil disponível à venda em vários sites, acessem:

www..myspace.com/bahamasoulclub

Por Lucas T. Ferreira,
a.k.a. Caixa-preta DJ,
Programador da Rádio UFSCar

Aqui na programação da Rádio UFSCar você tem a oportunidade de conferir o disco na íntegra todos os dias às 16 horas, na seguinte ordem:

segunda-feira:
01. King’s Wig
02. Afro Shigida (feat Kojato)

terça-feira:
03. Bossa Bop (feat Pat Appleton)
04. Serious Soul (feat John Turrell)
05. Experience In Jazz (feat Bella Wagner)

quarta-feira:
06. Junkie (feat Sitzka)
07. Tangossa (feat Pat Appleton)
08. Bossa Corcovado (feat A Secret)

quinta-feira:
09. Open Wide (feat Xantone Blacq)
10. True (BSC Remix) (feat Bajka – BSC remix)

sexta-feira:
11. But Rich Rhythms (Club Des Belugas Remix)
12. Nassau Jam (Smoove’s Funky Jam-Remix)

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA