Sereialarm – Bem Aéreo

Escrito por em 12/05/2014

É de sabedoria popular que quanto mais antiga a safra do vinho, mais rico é seu sabor. Não sou nenhum enólogo pra confirmar esse dado, mas posso dizer que algo semelhante ocorre com a música. Meio óbvio dizer isso, mas é sempre bom reforçar a importância de se maturar uma ideia, deixá-la superar o teste do tempo, antes mesmo de ser propagada. O álbum de estreia do Sereialarm é um exemplo claro disso: Bem Aéreo é uma joia que foi polida por 14 anos e esse esmero todo se faz perceber no produto final.

 Eu disse estreia, mas nenhum dos cabeças do projeto são novatos no ramo da música. Marcos Andrada é veterano da cena post-punk paulista dos anos 80-90, tendo encabeçado o grupo Vultos e lançado um disco solo bem interessante; já Otávio Bertolo é mais jovem, vem do distinto ramo do audiovisual, trabalhando no campo da composição de trilhas sonoras (trampo que te força a produzir bastante). Da união desses dois talentos surgiu o Sereialaram: um projeto que nasceu no quarto de Marcos, em São Paulo, com equipamentos limitados e uma viagem de ayahuasca, e, de alguma forma, chegou às mãos de Otávio, em São Carlos, que botou tanta fé naquelas singelas canções que decidiu finalizar o disco.

Bem Aéreo não é apenas o nome do trabalho, resume também seu estado de espírito. Tanto lírico quanto sonoramente, o álbum é bem ambiente. São músicas que geram um clima. Obviamente puxado pro psicodélico, com influências de Flaming Lips e Mercury Rev e até algumas mais clássicas como Pink Floyd ou um Sgt. Peppers aqui e ali. O disco consegue um equilíbrio preciso entre o pop e a piração e, acima de tudo, é um disco bonito e contemplativo. A voz calma de Marcos encontra seu complemento perfeito nas emocionais instrumentações (por vezes orquestrais) de Otávio, que fogem do óbvio sem parecerem forçadas.

O mais interessante, no entanto, é ouvir o disco na íntegra. É um álbum muito bem elaborado que proporciona uma viagem reflexiva pelo subjetivo, algo difícil de se achar na produção atual. Mérito para o Sereialarm, que já nasce com maturidade para sacar o que muita gente ainda não sacou: é muito mais interessante olhar para dentro que para fora de si.

 Henrique Gentil

Bolsista de Programação Musical.

A seguir, a lista de músicas que você confere de segunda a sexta, às 9h45 na Rádio UFSCar.

 Segunda-feira

1. Bem Aéreo…

2. Miragem

Terça-feira

3. Vênus Chegou

4. Ausente

Quarta-feira

5. Solarium

6. Vista o Mar

7. Noite Viver

Quinta-feira

8. Repousa o Grande Céu

9. Solidança

Sexta-feira

10. A Hora Mágica

11. A Força do Amanhã

12. Dispersar em Vagalumes

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA