Rafael Castro – Um Chopp e Um Sundae

Escrito por em 11/03/2015

Imagine você: 27 anos nas costas, nove discos lançados e um visual que vai de salto alto e calça colada a unhas prateadas e cabelo tingido.

Diz a lenda que enquanto voltava de uma turnê na Europa, Rafael Castro sonhava que uma amiga próxima lhe dizia que sua música era tipo “música gata”. Se a história procede ou não jamais saberemos. O que sabemos é que o termo escolhido pelo jovem compositor, da pequena Lençóis Paulista (interior de SP) para definir seu novo som, é um sucesso. Sucesso este que, em 2015, leva o músico a não apenas dar as caras na nossa seção de discos da semana. Rafael simplesmente se escancara por completo e prova, mais uma vez, que música pop (não entenda isso como música comercial, veja bem) e bom humor nunca saem de moda, por mais relutante que você possa estar.

Parafraseando o próprio músico, Um Chopp e Um Sundae – nono disco de sua carreira – é muito mais “música pra quadril do que pra cabeça”. Esqueça tudo o que você já tenha ouvido desse cara, ou melhor, desapegue. Como Rafael  já disse em outra oportunidade, dessa vez ele  acaba de entrar para o seleto grupo da “traição do movimento”, velho bordão do chapa Dado Dolabella, para os mais esquecidos. Se antes era “punk caipira”, agora é “música gata”. Do passado, fica somente o bom humor e a finíssima produção musical, assinada pelo próprio compositor. Trabalho que, aliás, vem todo repaginado em beats eletrônicos, sintetizadores e melodias chicletes, como a boa traição do movimento pede.

Viabilizado por meio de financiamento coletivo, o álbum, apesar de pop, não deve nada a ninguém. O artista simplesmente não dá a mínima para os haters, e isso é parte fundamental do resultado. Com canções espertas como o single “Ciúme” e a nostálgica “Preocupado”, passando pela zueira com responsa, que conta com um recado direto aos fãs de Caetano Veloso e releitura eletrobrega de Raimundos, em “Aquela”, o disco é poesia escrachada do começo ao fim. O artista passa pelo que de mais descolado existiu nos anos 80, mais exagerado nos 90 e modernoso nos 00. Tudo isso sem o menor compromisso de te fazer gostar dele e sair por aí morrendo de amores pelo novo single do cantor.

Seja como for, a verdade é que poucos tem a coragem e o apelo de seu trabalho. É gratificante ver um artista como Rafael se arriscar, buscando a todo momento maneiras de se diferenciar daquilo que se tornou convencional no cenário independente, mesmo que por vezes o exagero não lhe seja parceiro. Se em certos momentos suas letras beiram o limiar de atingir a terceiros, é bem provável que ele esteja mais interessado em tirar uma consigo mesmo do que, de fato, levantar alguma bandeira.

Se em 2012, com o seu penúltimo lançamento Lembra, Rafael ganhou a crítica e o interesse do público com um som desafiador e sem meias palavras. Em Um Chopp e Um Sundae, o convite é mesmo pra rir de si próprio, dançar, remixar, ouvir de novo e mostrar a novidade para o amiguinho. Não espere que o disco vá lhe trazer novos insights ou reflexões exacerbadas sobre a vida e suas incertezas, a dica por aqui é: acenda o seu cigarro, coloque o disco na caixinha de som da sala e dance como se a nostalgia nunca fosse o bastante.

Raul Ribeiro

Estagiário em Programação Musical na Rádio UFSCar

A seguir, a lista de músicas que você escuta de segunda a sexta, às 10h, na Rádio UFSCar:

1. Ciúme

2. Preocupado