Radiola – ArRede – Tempo Sem Nome

Escrito por em 27/08/2012

Quando Nancy Viégas convidou a banda Radiola para fazer a base de seu mais novo projeto musical, talvez não esperasse que as coisas tomassem as proporções tomadas. O fato é que a química entre as duas partes foi tão grande que, no meio do caminho, Nancy passou a fazer parte integral da banda, assumindo os vocais.

Olhando agora, a fusão parece até natural: dois grandes nomes do rock contemporâneo de Salvador, famosos por transcenderem os limites do gênero em suas experimentações com a música brasileira, ambos compartilhando influências comuns e inspirados pela mesma região… era apenas uma questão de tempo até que ArRede – Tempo Sem Nome acontecesse.

O objetivo do trabalho ficou claro: Tempo Sem Nome é a tradução sonora da cidade de Salvador. Plural como tal, não se atém a gênero nenhum, e por vezes explora simultaneamente todos os possíveis. Assim como a cidade, que é urbana e litorânea, o disco também possui essa dualidade: ora é nacionalista, quase regionalista, abraçando com orgulho as influências musicais de Salvador, ora toma proporções mundiais, sem vergonha de soltar versos em inglês, espanhol, ou mesmo em língua nenhuma (como na faixa Calle Escudellers). Mas, o verdadeiro mérito da banda é conseguir ser tudo isso e nem por isso perder a coesão, pois durante o álbum inteiro, em momento algum as músicas se perdem na mistura, todas se encaixam perfeitamente bem, sem causar estranhamento algum, graças à aguçada sensibilidade musical da banda que deixa que os ritmos se misturem e se transformarem  naturalmente, como por exemplo na excelente “Sob os Pés”.

A diversidade musical de ArRede – Tempo Sem Nome é um tapa na cara daquele velho discurso de menosprezo à cultura nacional, como bem colocado por Nancy em “Lo Fi Pro File”: “Do ponto de vista cultural, a Bahia é um dos lugares mais desenvolvidos do mundo. Quem mora aqui e não sabe disso é uma besta e vai contnuar babando vatapá na gravata”. Certamente, o conterrâneo Raul Seixas estaria orgulhoso de seus pupilos da Radiola.

A produção do álbum teve apoio da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), e a banda disponibilizou o download gratuito do trabalho em http://www.bandaradiola.com.br/arrede/.

Henrique Gentil,
Bolsista de Programação Musical na Rádio UFSCar

A seguir, a lista de músicas que você ouve de segunda a sexta às 9h45, na Rádio UFSCar:

Segunda Feira
1. ArRede
2. Tempo de Tudo
Terça-feira
3. Calle Escudellers
4. Lo Fi Pro File
Quarta-feira
5. III.III.III.III.III.III
6. O Portal
Quinta-feira
7. Sob Os Pés
Sexta-feira
8. Palhaçada
9. O Depois

Revisão: Sheila Castro

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA