RACIONAIS MC’S – CORES & VALORES

Escrito por em 01/12/2014

A espera finalmente acabou. 12 anos após o lançamento do clássico Nada Como Um Dia Após o Outro Dia,  Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay finalmente voltam a acionar o Racionais MC’s para um novo álbum.

Cores & Valores nome dado ao disco mais esperado pelos amantes do hip hop nacional durante o ano, não é apenas mais um disco assinado pelos Racionais: é um álbum lançado num momento crítico para o grupo, que, comemorando seus 25 anos na ativa, conheceram apenas recentemente o mainstream do país, e já enfrentam o peso de críticos mais puristas da cena por colherem os frutos de seu trabalho: Mano Brown e suas aparições em programas de televisão, a “guarda baixa” em relação à mídia e as apresentações do grupo em boates frequentadas por jovens da elite paulistana, tudo motivo de repúdio pr’aquela galera que achava que o Racionais nunca deveria ter saído do underground. Mas é que os tempos mudaram.

Sim, muita coisa mudou desde 2002. Tanto para o hip hop quanto para a sociedade brasileira no geral. As políticas de inclusão social são mais ativas e efetivas, e hoje, como o próprio Racionais nos lembra em “Eu Compro”, o pobre tem poder de compra, mas ainda enfrenta o preconceito, os olhares desconfiados. Na música, toda uma nova geração do hip hop paulistano se ergueu, e hoje a cena tá mais forte do que nunca. Nomes como os de Criolo e Emicida saíram das batalhas do Santa Cruz e da Rinha dos MC’s e repercutem pelo cenário nacional. O hip hop nacional é muito mais conhecido e respeitado agora, e a sonoridade dos Racionais parece refletir isso tudo.

Cores & Valores serve pra tirar o atraso do grupo com a cena. Faz um ótimo trabalho em atualizar tanto as rimas quanto os beats do grupo para um panorama atual. Musicalmente, o Racionais MC’s adota influências pesadas da trap e da bass music, tendências internacionais para o estilo, que já tem representantes brasileiros de peso, como o MC Shaw e seu projeto, o Cachorro Magro Clan. Mas a tensão e o peso da trap music cai como uma luva para a sonoridade dos Racionais, tanto que parece que as rimas de Mano Brown nasceram para serem tocadas em cima dessas bases.

Liricamente, essa mudança fica ainda mais evidente. Sem sacrificar seu olhar crítico, aguçado como sempre, o grupo se aventura por novos campos, por vezes mais leves, pois refletem seu momento atual. Claro, ainda existem as pesadas “A Escolha Que Eu Fiz” e “Eu Te Disse”, mas o grupo se aventura até mesmo pelas baladas românticas, como por exemplo em “Eu Te Proponho”. Há também espaço para refletir sobre seu próprio passado, como em “A Praça”, um relato sobre a confusão que aconteceu durante o show do Racionais na Virada Cultural de 2007, que rendeu um afastamento do grupo até um retorno triunfal em 2013, ou mesmo em “Quanto Vale o Show?”, single do álbum que acompanha um Mano Brown nostálgico, relembrando a infância difícil no bairro do Capão Redondo e toda a influência musical que ajudou a formar os Racionais.

É. 12 anos de hiato é muito tempo, mas o grupo de hip hop mais barra pesada do país tá de volta com um álbum que vai ser um divisor de águas. Cores & Valores não dá nenhum passo para trás, entretanto. Sua sonoridade e suas letras foram devidamente atualizadas para o período do grupo, e quem pode culpá-los por estarem mais otimistas? Afinal de contas, foram 25 anos para chegar onde estão, nada mais justo que possam colher os frutos de seu trabalho.

Henrique Gentil

Bolsista em programação musical da Rádio UFSCar

A seguir, a lista de músicas que você escuta de segunda a sexta, às 9h45, na Rádio UFSCar

segunda-feira

11. Cores e Valores

2. Somos o Que Somos

3. Cores e Valores (Preto e Amarelo)

terça-feira

4. Trilha

5. Eu Te Disse

6. Preto Zica

quarta-feira

7. Cores e Valores (Finado Neguin)

8. Eu Compro (Part. Helião)

9. A Escolha Que Eu FIz

quinta-feira

10.  A Praça

11.  O Mau e o Bem

12.  Você Me Deve

sexta-feira

13.  Quanto Vale o Show?

14.  Coração Barrabaz

15.  Eu Te Proponho

 

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA