Possibilidades – Tita Lima

Escrito por em 19/07/2010

BR4269Possibilidades é o segundo álbum solo de Tita Lima. Tita é produtora, compositora, cantora, além de ser baixista como seu pai, o lendário produtor e ex-baixista dos Mutantes, Liminha. Por esta curtíssima descrição é fácil de entender a produção cuidadosa e o baixo marcante nas faixas de Possibilidades.

A brasileira de voz doce e suave parece, neste disco, cantar muito mais como em um show bastante intimista, quase ao pé-do-ouvido, do que como em um mega espetáculo. Nem por isso, a voz é tímida ou o som acanhado. Na realidade, o que transparece é uma confiança em experimentar o trabalho, pelo marcante do baixo e pela clareza da voz no seu jeito suave de cantar e no timbre sutilmente rasgado, apesar da mistura presente, mas um tanto camuflada em algumas faixas.

A sonoridade do trabalho da paulistana que puxa os “erres” tem sotaque brasileiro com toda certeza, mas não deixa de misturar levadas jazzísticas, batidas mais eletrônicas e o pop, por exemplo. Também há uma mistura de idiomas: na faixa de abertura, homônima ao disco, Tita Lima canta parte em Francês, parte em Português; e a terceira faixa, Smile, é inteira cantada em Inglês.

No caso das misturas musicais, podemos destacar a música Ciranda na qual os teclados e bateria de influência jazzística podem fazer camuflar, para um ouvido mais desatento, a sonoridade brasileiríssima numa levada nordestina de balanço contagiante. Ainda pode-se destacar, neste álbum, as faixas Só o começo, com letra, poesia, cuíca e mais sonzinhos envolventes; a alegre Maria, to pra voltar; o trabalho com as vozes no refrão de Smile; e uma sonoridade que lembra Otto, em Vendendo Saúde e Fé.

Possibilidades é, com certeza, um disco que vale a pena conhecer! É simples e mestiço, como todo brasileiro, e mistura, sem ser homogêneo, as sonoridades em diferentes faixas.

Erika Kogui
Bolsista da Rádio UFSCar

Você escuta as faixas do Disco da Semana Nacional de segunda à sexta às 11 horas pelos 95,3 FM da Rádio UFSCar e, é claro, pelo nosso streaming ao vivo

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA