Nina Becker e Marcelo Callado – Gambito Budapeste

Escrito por em 30/07/2012

Parcerias musicais protagonizadas por casais já são algo comum no cenário musical, desde a mais famosa e conhecida, como a de Yoko Ono e John Lennon, até as mais simplistas de artistas de bares. A química que envolve a música e o sentimento constrói resultados incríveis e inesperados.

Por aqui, Nina Becker e seu marido Marcelo Callado acabaram de lançar seu primeiro registro, resultado de anos juntos e de um encontro musical que envolve diversos pontos distintos.

Enquanto Nina trazia em sua bagagem um disco duplo, que variava entre o pop com influências do rock e um som mais sentimental, Callado, baterista, vinha de diversos projetos que incluíam a banda de rock carioca Canastra e até mesmo o disco Cê, de Caetano Veloso.

A produção foi simples, feito entre as paredes do apartamento deles, com ajuda de um laptop, alguns instrumentos e microfones. Assim, eles criaram 13 faixas inéditas que mesclam suas histórias e experiências.

Gambito Budapeste é sincero em suas letras e heterogêneo em seu som, fato percebido de cara em suas três primeiras faixas. Se “Cadê Você?” é uma balada romântica e saudosista, que caminha em um MPB mais moderno, “Blues”, pequena vinheta, se inicia com um conjuto de cordas que cresce em uma linha mais psicodélica, dando espaço a “Armei a Rede”, que parece extraída de um disco raiz do interior. Há também espaço para um folk em “Packing to Leave”, muito marcada pela emoção atribuída à voz de Becker no espaço acústico.

Dentro desse enorme banquete, talvez sejam as influências do rock que se destaquem mais, como em “Futuro” e “Marco Zero”, representantes que lembram um pouco de Os Mutantes em seu auge, com Rita Lee.

Gambito Budapeste é, no final das contas, um disco envolto em temas românticos, suas felicidades e tristezas. Não há uma direção sonora fixa, mas a mistura na medida certa é dizer que seus trabalhos se encontraram em algum momento e tiveram o tempo necessário para serem esculpidos e finalizados, de forma sutil e cativante.

Alexandre Leopoldino
Estagiário em Programação musical na Rádio UFSCar

A seguir, a lista das músicas que você ouve de segunda a sexta-feira, às 9h45, na Rádio UFSCar:

Segunda
1. Cadê Você?
2. Blues
3. Armei a Rede
Terça
4. Só
5. Futuro
6. Saudade Vem
Quarta
7. De Cor, Coração
8. Packing to Leave
Quinta
9. Essa Menina
10. Sem Lei
Sexta
11. Nuvem
12. Marco Zero
13. Tucanos

Revisão: Sheila Castro

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA