Nina Becker – Azul e Vermelho

Escrito por em 29/11/2010

Sem título

A carioca Nina Becker lançou na segunda metade de 2010 seus dois discos de estreia. É isso mesmo; depois de ficar conhecida como uma das charmosas vozes femininas da Orquestra Imperial – ao lado de Thalma de Freitas -, e lançar sua própria linha de roupas, Nina resolveu voltar atrás no terreno da moda – desistiu de seu ateliê – e dar um passo a frente no terreno da música. Aos poucos, foi construindo seu trabalho solo, e acabou por lançar dois discos ao mesmo tempo: diferentes e complementares.

O primeiro que abordaremos aqui é Azul, que por alguma razão parece ser a primeira metade da dupla. O disco foi sendo lentamente trabalhado, pensado, e construído – 3 anos até o lançamento. Nesse disco, uma atmosfera mais intimista, minimalista. Poucos instrumentos e a voz de Nina a nos fazer companhia.

Azul é composto por canções de diversos artistas contemporâneos, algumas faixas compostas pela própria cantora, e uma versão para Samba Jambo – canção já consagrada dos grandes Jorge Mautner e Nelson Jacobina. Ela Adora – faixa de abertura do disco – é uma parceria entre Becker, Ricardo Dias Gomes e Marcelo Callado – seu namorado, faz parte da banda de Caetano Veloso. O disco ainda tem Janela – parceria com Domenico Lancellotti -, e Flor Vermelha, bela faixa composta por uma das grandes parcerias no atual cenário musical, o artista plástico Nuno Ramos e Rômulo Fróes. O disco finaliza com Medo – só voz e violão e uma sincera intimidade de inverno.

Na sequência – e na próxima semana -, vem Vermelho. O segundo disco – lançado ao mesmo tempo – tem uma energia bastante diferente. Gravado em quatro dias no esquema “ao vivo no estúdio” com a banda Do Amor, o disco nos traz um calor e uma liberdade maior que seu irmão Azul.

Não dá pra dizer que o disco é o completo oposto – não é exatamente um disco de verão. Mas já se sente uma brisa de primavera. As improvisações da banda e a instrumentação mais rica nos traz uma sensação de liberdade que não existe em Azul. De um amor em paz traz 6 minutos de intensa entrega tanto da cantora quanto de sua banda, psicodelia e beleza intrinsecamente ligadas.  A melhor faixa dentre os dois discos. A saga é finalizada com Tropical Poliéster.

Tanto Azul quanto Vermelho foram coproduzidos por Becker, Carlos Eduardo Miranda e Maurício Tagliari e gravados nos estúdios da YB em São Paulo – a mesma de Tulipa Ruiz, Lulina, Curumin. Mas parece que o Vermelho nos é mais memorável, talvez por ser mais natural – enquanto Azul nos soa exaustivamente planejado e executado à perfeição. Por fim, Vermelho se torna mais sincero, forte e acessível, nos mostrando um conjunto de pessoas tocando juntas. Uma incrível capacidade humana, de tocar e emocionar.

Yasmin Muller
Programadora Musical da Rádio UFSCar
@djyasmina

A seguir, a lista das músicas que você ouve de segunda a sexta-feira, às 10h00, na Rádio UFSCar:

AZUL (29/11/10 – 03/12/10)

Segunda-feira:
1. Ela Adora (Nina Becker / Marcelo Callado / Ricardo Dias Gomes)
2. Pedido (Nina Becker)

Terça-feira:
3. Samba Jambo (Jorge Mautner / Nelson Jacobina)
4. Dans Ton Ile (Domenico Lancellotti / Zoy Anastassakis)

Quarta-feira:
5. Lá e Cá (Moreno Veloso / Quito Ribeiro / Bartolo)
6. Não Tema (Renato Martins)

Quinta-feira:
7. Não Me Diga Adeus (Paquito / Luís Soberano / João Correia da Silva)
8. Janela (Nina Becker / Domenico Lancellotti)

Sexta-feira:
9. Flor Vermelha (Nuno Ramos / Romulo Fróes)
10. Medo (Nina Becker)

VERMELHO (06/12/10 – 10/12/10)

Segunda-feira:
1. Madrugada Branca (Nina Becker / Gustavo Benjão)
2. Toc Toc (Rubinho Jacobina)

Terça-feira:
3. Volte Sempre (Renato Martins)
4. Do Avesso (Nina Becker / Nervoso)

Quarta-feira:
5. Lá e Cá (Moreno Veloso / Quito Ribeiro / Bartolo)
6. Janela (Nina Becker / Domenico Lancellotti)

Quinta-feira:
7. Superluxo (Nervoso / Nina Becker)
8. De um Amor em Paz (Domenico Lancellotti / Délcio Carvalho)

Sexta-feira:
9. Lágrimas Negra (Jorge Mautner / Nelson Jacobina)
10. Tropical Poliéster (Nina Becker / Gabriel Bubu / Gustavo Benjão)

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA