Nevilton – Sacode!

Escrito por em 22/04/2013

Dizem que não dá mais pra tirar um som original só com guitarra, baixo e bateria, mas uma coisa não se pode negar: o formato é bem eficaz. Talvez seja  por causa dessa mentalidade que bandas como Nevilton são tão revigorantes: donos de um pop rock inteligentemente revestido em roupagem indie, o novo LP do trio paranaense é simplesmente contagiante. Rock honesto e sem firulas.

O que fica em evidência quando uma banda toca numa destas formações manjadas é a própria criatividade de seus membros, e isso Nevilton tem de sobra. Melodias que certamente vão grudar na sua cabeça marcam presença nos 44 minutos do álbum. É o primeiro LP de inéditas (já que o primeiro da banda, “De Verdade”, se encaixava mais na definição de “compilação” de EP’s passados).

 Sacode! tem um sentimento de unidade bem mais forte que seu antecessor. Mais próximo dos temas “ensolarados” que tanto tem feito a cabeça das bandas independentes brasileiras, as músicas do disco são bem alto astral – embora de vez em quando as letras mais sentidas contrastem com a alegria radiante do álbum – A banda está mais afinada, sabendo muito bem como valorizar boas melodias – “Jardineiro” não me deixa mentir, é impossível não se pegar cantando o refrão logo de primeira.

Flertando perigosamente com o caxias em alguns momentos, Nevilton escapa da definição convicto de como as músicas são tocadas. É claro, algumas vezes a bola escapa, como nos backing vocals excessivamente caricatos de “Friozinho”. Mas quando Nevilton acerta, é pra valer: “Satisfação” começa com um riff bem groovado que aparenta ser o início de um rock n’ roll funkeado estilo Blood Sugar Sex Magik, até que o vocal entra na cara de pau com uma melodia de axé. O pior é que essa mistura funciona bizarramente bem, e é um dos maiores destaques de Sacode!.

Radiofônico do início ao fim, Nevilton tem um disco que pode agradar tanto o pessoal do mainstream quanto a galera do rock alternativo, e ainda, sem parecer superproduzido ou superpensado. É um registro bem natural de canções pop de uma banda em sintonia com o rock alternativo da gringa (e, diga-se de passagem, bem melhor que os super hypados Japandroids). Tá na cara que os caras se divertem fazendo estas músicas e isso transborda nas composições.

Henrique Gentil
Bolsista em programação musical da Rádio UFSCar

A seguir, a lista de músicas que você escuta de segunda a sexta, às 9h45, na Rádio UFSCar.

segunda-feira
Crônica
Noite alta
terça-feira
Jardineiro
Até outra vez
Sacode
quarta-feira
Friozinho
Só pra dizer
Porcelana
quinta-feira
Vou ver o mar
Satisfação
sexta-feira
Bailinho particular
Espero que esteja melhor

Revisão: Sheila Castro

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA