Meneio – Meneio

Escrito por em 09/11/2015

A banda paulistana Meneio lançou no final do mês passado o seu álbum de estreia autointitulado. Com uma música instrumental que mescla sons orgânicos com elementos eletrônicos, o grupo apresenta uma sonoridade singular, que é melódica, tranquila, confusa e agressiva e chega no cenário nacional dando o que falar.

Lançado pelo selo Balaclava Records, (o mesmo de bandas como Mahmed e Quarto Negro) e produzido pelo guitarrista da banda Jovem Palerosi, Meneio traz para nós um rock instrumental que mescla elementos do rock progressivo dos anos 70, somado à pegada dos anos 90 e fortes influências do post-rock e math rock dos anos 2000. O rock, o jazz e o eletrônico se encontram aqui para produzir um som distinto e original. A banda não é uma réplica barata de sons que já existiram, ela bebe dessas diversas fontes e se apropria de elementos para construção de uma sonoridade singela, porém forte, melódica e introspectiva. A fusão de ruídos eletrônicos com o som dos instrumentos dá forma a várias camadas e texturas que criam essa atmosfera lúdica e hipnótica.

MENEIO-Fran-Rockita

Foto: Fran Rockita

Com apenas nove faixas, o grupo consegue expressar todo o experimentalismo por trás do disco. Os riffs de guitarra muitas vezes soam como mantras, repetitivos e constantes. Já os samples eletrônicos funcionam para criar a atmosfera fantástica presente no álbum, que traz texturas espaciais, aquáticas e ruidosas, o que nos faz lembrar que estamos na era das descobertas, do cyber espaço e da quebra de barreiras para a expressão. A bateria e o baixo, sempre bem marcados, fazem com perfeição as transições que vão da calmaria à explosão.

Meneio é um dos representantes do rock do novo milênio, porque não há motivo para sermos isso ou aquilo, o mundo em que vivemos hoje não nos permite se limitar a um estilo ou a um gênero. Meneio resume a vida moderna com sua música, a partir de uma viagem sonora que vai do mundo cibernético às paisagens naturais, Meneio te leva do fundo do oceano aos confins do espaço sem sair do lugar, com o som deles, sua mente tem a possibilidade de ir além do imaginado.


Hugo Safatle, estagiário em programação musical na Rádio UFSCar

A seguir, a lista de músicas que você escuta de segunda a sexta, às 10h. Você também pode ouvir o álbum na íntegra no domingo, às 15h, aqui na 95,3 FM, escute diferente!

Segunda-feira

1- UVB

Terça-feira

2- TAO

3- Instiga

Quarta-feira

4- Haye

5- Zenstorm

Quinta-feira

6- Virgem Vertigem

7- Atlas

Sexta-feira

8- Acalmaria

9- Tien

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA