Márcio Oliveira – Encabeçando

Escrito por em 22/06/2015

A internet realmente é uma caixinha de surpresas. Foi navegando por sites e blogs que eu encontrei essa pérola musical chamada Encabeçando. Primeiro disco solo de um dos mais requisitados trompetistas da música pernambucana, Márcio Oliveira, membro de grupos como Orquestra do Sucesso, N’Zambi e Dessineé.

Construído para ter o trompete como linha de frente, o novo trabalho de Márcio Oliveira tem como principal objetivo colocar todo mundo para dançar, com sua empolgante mistura de jazz, funk, soul, batidas regionais e música afro-brasileira. O álbum foi dirigido e produzido por Claudio Negrão, co-produzido por Marco Axé, e conta com uma banda de apoio formada por um elenco de peso, como Toca Ogan, Isaar, André Sampaio, Willy Boy, Hugo Carranca, Bactéria, Gilsinho, Gilú, Zé Cafofinho e Zé Brown.

Segundo Márcio, a proposta era fazer um disco no clima Olinda style, com a alegria em primeiro lugar e em ritmo de festa. “Eu queria gravar um álbum dançante, que todo mundo gostasse de ouvir. Não fiz um disco só com a intenção de um registro musical, mas para as pessoas curtirem, se divertirem”. A ideia surgiu após o contato com o afrobeat de Fela Kuti. “Sempre gostei muito daquele tipo de som, e aí recebi o convite para participar da Abeokuta. Foi amor à primeira vista com a música afro”, afirma Márcio.

Outro objetivo primordial do disco era colocar o trompete como atração principal. Geralmente, os metais ficam em segundo plano, e nas bandas, muitas vezes, são todos músicos contratados e não membros oficiais. Em Encabeçando, Márcio insiste em dar total ênfase ao seu trompete e aos outros metais, como afirma o músico, “O mais importante foi colocar o trompete como peça fundamental, o solista do trabalho”. Porém, o álbum não é completamente instrumental, a radiante canção “Coco em Quixadá” e o groove de “Maranguapé é Assim” contam com o rapper e embolador de coco Zé Brown. Assim como a sensual e bela “Odara” que recebe Toga Ogan e Isaar para a melodia dos vocais. Mas o meu destaque vai para as faixas “Encabeçando” e  “Lamento”. A primeira é uma peça altamente dançante, com direito a solo de trompete e de guitarra, além do excelente arranjo dos metais. Já a segunda, como o nome já diz, é um lamento, a melancolia expressa pelo trompete é de arrepiar. Calma e leve, a música te leva para o fim de tarde na praia, com uma fogueira no meio, e todos aqueles que estão ao redor cantam juntos o refrão, que termina dando entrada para solo de sax que faz tremer a espinha.

Mas o disco é belo do inicio ao fim. Acredito que Márcio, ao final de cada show, saia com o sentimento de dever cumprido, pois o álbum apresenta muito bem tudo aquilo que foi proposto a ele: trompete no comando e músicas dançantes acima de tudo. Já que o objetivo não era fazer um disco instrumental, mas sim uma ode à música afro-brasileira, à alegria e à amizade. Dentro desses parâmetros, o resultado foi excelente.

Márcio, também conhecido como Cabeça ou Cabecinha, foi o mentor de tudo isso. Porém, o disco não se chama Encabeçando por conta do apelido, mas sim, por Márcio estar sempre à frente de todos os projetos em que participa. Aqui, ele encabeçou um belo trabalho. Como sempre, a música e os artistas pernambucanos nos surpreendem com seus trabalhos sinceros e muito bem construídos. Encabeçando é uma obra de ouro navegando pelo mundo do underground nacional. Aconselho a todos que estão lendo esta resenha, que escutem o trabalho de Márcio Oliveira, pois acreditem em mim, ele ainda tem muito o que trazer para a música nacional.

Hugo Maia Safatle

Estagiário em Programação Musical na Rádio UFSCar

A seguir, a lista de músicas que você escuta de segunda a sexta, às 10h, na Rádio UFSCar:

Segunda-feira

  1. Boina Preta
  2. Katendê

Terça-feira

  1. Coco em Quixadá
  2. Eh Pá

Quarta-feira

  1. Encabeçando
  2. Maranguape é Assim

Quinta-feira

  1. Lamento
  2. Micah
  3. Odara

Sexta-feira

  1. Trinca de Áz
  2. Samba Dub Sanae Som
  3.  Simplicidade

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA