Malbec – Paranormal Songs

Escrito por em 19/11/2012

Se com algumas bandas é extremamente fácil definir o estilo de música que tocam, o mesmo não acontece com a amazonense Malbec. Não tendo um dito lugar-comum e experimentando mais e mais a cada faixa, o debut do quinteto apresenta-se como uma amálgama de suas próprias influências.

Confesso que um estranhamento é causado no início, após a primeira faixa “Memórias do Subsolo”, que apresenta um típico rock noventista e alternativo, ser seguida por “Relógio da Torre”, mais poetizada e com uma pegada diferente. E esse mesmo estranhamento do início  não nos deixa decifrar qual realmente é o som do Malbec. Assim, ouvimos o disco todo esperando pela  surpresa que virá na faixa subsequente.

De influências múltiplas, o álbum do quinteto liderado por Ian Fonseca vai do indie rock ao flerte com o ska, do inconfundível Radiohead, na faixa que dá nome ao disco, a pegada mais alegre e animada  em “Fitas Lives”.  A banda faz de sua indefinição uma característica forte e atrativa ao ouvinte.

Cantam tanto em português quanto em inglês, às vezes misturam os dois idiomas numa mesma canção. Os vocais são ótimos, mesmo que em alguns momentos seja difícil entender o que entoam,  mas não perdem em nada: a massa sonora criada pelos instrumentos tocados tão bem faz com que a voz fique em segundo plano.

Mixado e masterizado por Victor Rice e Joe Lambert, respectivamente, Paranormal Songs apresenta-se bem feito, mas falta uniformidade e coesão – e isso, meus caros – é seu ponto mais alto.

Diego Paulino
Estagiário em Programação musical na Rádio UFSCar

A seguir, a lista de músicas que você ouve de segunda a sexta às 9h45, na Rádio UFSCar:

segunda-feira
1. Memórias do Subsolo
2. Relógio da Torre
3. Calo
terça-feira
4. Fitas Livres
5. Uptown
quarta-feira
6. Machine Time
7. 18h
quinta-feira
8. Paranormal Song
9. Helpless Minds
sexta-feira
10. Consanguíneo
11. Fishline

Revisão: Sheila Castro


Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA