Macaco Bong – This Is Rolê

Escrito por em 10/09/2012

Os cuiabanos do Macaco Bong fizeram muito barulho com seu primeiro álbum. Fizeram tanto barulho que, contra todas as expectativas, para um disco de música isntrumental no Brasil, o  Artista Igual Pedreiro foi consagrado como o melhor do seu ano de lançamento,  isso colocou o power trio à frente da cena independente nacional. Agora, quatro anos depois de se firmarem como um nome de peso, o grupo lança  This Rolê.

Com certeza, quem acompanhou a campanha de marketing do disco estava bem atiçado para ouvir o novo trabalho do power trio: o single “Summer Seeds”, deve ter deixado um monte de fãs bem confusos com a mudança brusca de estilo, mas a banda já havia prometido que umas duas ou três músicas estariam bem diferentes do que se esperaria encontrar num álbum do Macaco Bong. Esse mistério todo não alterou em nada a expectativa do novo disco, na verdade isso só aumentou a curiosidade dos fãs.
“Otro” aquieta qualquer possível preocupação com o rumo da banda, bem como as quatro músicas que a sucedem, a faixa de abertura poderia se encaixar perfeitamente em Artista Igual Pedreiro: todas são extremamente energéticas, pesadas, inquietas e hipnóticas. Muitas soam até como uma continuação do trabalho já iniciado no álbum de estreia, como uma tentativa (muito bem sucedida, por sinal) de aperfeiçoar a sonoridade do disco anterior. “O Boi 957”, por exemplo, soa como uma “Shift” melhorada – e olha que a faixa original já era muito boa.

A partir de “Mullets”, entretanto, vemos um Macaco Bong explorando um novo território: nela o power trio se aventura por uma sonoridade mais dançante, deixando esbanjar uma influência da música pop que ainda não havia transparecido e que se mescla com um excelente riff de guitarra, que apesar de pesado, no contexto da música te coloca pra dançar. É estranho dizer isso sobre uma banda instrumental, mas “Mullets” é a música mais “cantável” que o grupo já escreveu.
A já citada “Summer Seeds” vem logo em seguida, além de ser a faixa que mais distoa do resto do trabalho dos cuiabanos, é também ridiculamente dançante. Os ouvidos dos fãs provavalemente já estão familiarizados com o single e provavelmente já se entregaram à deliciosa linha de baixo que carrega a música do começo ao fim.

“Seu João” segue uma linha mais calma, mais parecida com a faceta da banda que fora exposta com o EP “Verdão e Verdinho”. É um descanso necessário que prepara o ouvinte para a quebradeira final “Dedo de Zombie”, a faixa é uma quebradeira psicodélica que começa com um riff bem pesado e termina , de alguma maneira, com uma firula de piano e de alguma forma se mantém coesa.
Enfim, This Is Rolê, seguramente, supera seu predecessor e mostra que a banda não tem medo de explorar novas sonoridades, que tem a mão para aperfeiçoar o que já era excelente.

O álbum está disponível para download gratuito no site da banda desde o dia 4 de setembro, então, o que você está esperando pra baixar? http://macacobong.com.br/this-is-role/

Henrique Gentil,
Bolsista de Programação Musical na Rádio UFSCar

A seguir, a lista de músicas que você ouve de segunda a sexta às 9h45, na Rádio UFSCar:

segunda -feira
1. Otro