Isaar – Leve

Escrito por em 08/02/2010

Uma das grandes vozes da música brasileira atual, a prolífica Isaar (Isaar França, há tempos atrás) lançou mais um disco nesse início de 2010. Após “Copo de Espuma”, de 2009, seu segundo disco solo, Isaar nos traz agora o disco “Leve”, trilha sonora original do espetáculo de dança homônimo.

Isaar ficou conhecida do grande público junto ao grupo Comadre Fulozinha, criado em meados dos anos 90, com o qual passou 8 anos entre discos e turnês nacionais e internacionais. A partir de então, se envolveu com nomes de destaque da música pernambucana como Siba, Mundo Livre S/A, Eddie e, principalmente, DJ Dolores, com quem trabalhou durante seu tempo de Orquestra Santa Massa. Além disso, já tinha passagem pelo teatro, tendo trabalhado com o grande Zé Celso do Teatro Oficina e pelo cinema em parcerias com João Falcão e Eliana Café.

O espetáculo “Leve”, das bailarinas-criadoras Maria Agrelli e Renata Muniz, transporta para a cena e para dança os diversos sentimentos humanos em relação à morte – incômodo, revolta, dor, alívio. Em busca de um resultado mais orgânico, a trilha foi composta em parceria com as duas diretoras.

O grande mote musical do disco são as “excelências” ou “incelências”, toadas cantadas em velórios, no sertão nordestino, na crença de se abrir o caminho do espírito para sua passagem ao “céu”. Para isso, Isaar se une à banda composta por João do Cello, Claudio Rabeca e Lito Viana (violão e baixo), que traz arranjos simples e perfeitos para os “cantos de morte”.

Pelo seu tema, “Leve” pode ser visto como um disco triste ou mórbido. Mas, é de uma poética difícil de ser alcançada, aliada à voz única de Isaar, doce e crua ao mesmo tempo. O único momento de raiva ou irracionalidade relacionáveis à morte é na faixa “Náusea”, uma cacofonia atonal digna de John Cage. De resto, o disco é de uma leveza compatível somente com a calmaria do último suspiro.

Yasmin Muller

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA