hum – umporemdöis

Escrito por em 29/07/2013

Devo dizer que essa banda foi um achado. Trata-se de umporëmdois, um grupo do Rio de Janeiro fundado em 2008, um pouco desconhecido, é difícil achar informação na internet, no entanto, a banda produz uma música de ótima qualidade e que merece ser ouvida. O disco de estreia, chamado hum, saiu tardiamente. Algumas músicas foram compostas entre 2010 e 2011, mas só foram compiladas alguns meses atrás, nesse disco que a própria banda chama de “pósmaturo”. Agora o álbum saiu e é isso que importa.

O umporëmdois faz um som que mistura o pop rock abrasileirado estilo Los Hermanos, com o jazz marcado pelos acordes em dó com sétima. Seu disco inclusive pode ser baixado gratuitamente no bandcamp da banda,  devo dizer que vale bastante à pena.

Hum começa com a faixa “Mourisca” na qual logo de cara já conseguimos pegar a vibe jazzy e, ao mesmo tempo, rockeira do grupo. É das melhores músicas do álbum, abre com animação e deixa bem evidente o estilo da banda. O disco segue com a faixa “A Dois”, uma composição em três tempos, sim, uma valsa (que condiz bem com um nome, por ser um ritmo que se dança a dois), regada pela combinação perfeita de jazz e mpb.

Mas as influências brasileiras não param na mpb, a canção “Diga-me” (sobre o que não dizer) é um sambinha swingado com toques de pop rock, combinação pela qual os Los Hermanos se fizeram famosos. Mas o umporëmdois coloca alguns toques de requintes que torna a faixa uma das mais interessantes do álbum.

Mas a pérola do hum, na minha opinião, é a música “Suco de Laranja”. A letra explícita narra a manhã de uma garota de hábitos um tanto junkies e condenáveis (nada contra). A grande graça da faixa é que ela conta  com um refrão genial que imita um jingle comercial, ironizando a narrativa contada e colocando uma crítica sutil por trás de tudo isso. Música pra ouvir às terças.

O álbum tem ainda outras faixas que trazem a pegada jazzy rockeira evidente na primeira música, como as canções “Outono” (em folhas no chão) e “Carma”, que inclusive foram as duas primeiras composições do hum, lá dos idos de 2010 e 2011. E também faixas como “Deus Dará”, que traz uma jamzinha de jazz instrumental quase lounge. E pra completar temos bastante poesia nas faixas “Céu Emoldurado”, “Descabendo” e “Sardade”.

hum é um disco que transita entre os grandes estilos orgânicos da música, como o rock, o jazz e a mpb, com toques de música pop, samba, letras metafóricas, imagéticas, às vezes irônicas e às vezes poéticas (até rimou). A banda carioca umporëmdois fez uma estreia em grande estilo. Torcemos para que recebam o feedback que merecem.

Diana Ragnole
Estagiária em Programação musical na Rádio UFSCar

A seguir, a lista de músicas que você escuta de segunda a sexta às 9h45, na Rádio UFSCar.

segunda-feira
1. Mourisca
2. A Dois
terça-feira
3. Diga-me (sobre o que não dizer)
4. Suco de Laranja
quarta-feira
5. Outono (em folhas no chão)
6. Deus Dará
quinta-feira
7. Carma
8. Céu Emoldurado
sexta-feira
9. Descabendo
10. Despercebida
11. Sardade

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA