Gloom – Gloom

Escrito por em 14/02/2011

48-9101928-00Gloom que, há uns três anos, era só mais um grupo de amigos querendo fazer um som, hoje, consolida seu espaço no Rock independente. Começaram a partir de covers e participações em grandes festivais independentes do país, enfrentaram Bananada, Goiânia Noise, Festival Casarão, Vaca Amarela. Depois do amadurecimento nessas apresentações, os goianos da Gloom desembarcaram, pouco tempo atrás, em São Paulo, para uma série de atividades. Chegando, inclusive, aos estúdios da Rádio UFSCar.

Gloom é Rock, mas é banda livre e essa liberdade permite ao grupo incorporar e transitar por outros estilos musicais como o Ska, o Samba, a MPB, um pouco de eletrônica e até poesia de cordel. É com esse Rock humanista, revestido de música brasileira, arranjos bem elaborados e letras que, além de irreverentes, são bem descontraídas que a Gloom banha todo seu primeiro disco.

O disco – que leva o próprio nome da banda – foi lançado ao final do ano passado, pela grande Mostro Disco, e teve participações especiais de André Gonzales, do Móveis Coloniais de Acajú, e Fabrício Nobre, do MQN. Gravado no famoso ROCKLAB, em Goiânia, com produção de Fabrício Nobre e Gustavo Vazquez.

De toda a influência musical e muita criatividade é que vem a concretização desse som que conta com o duo de trompete e trombone de Yuri e Iann, alegrando qualquer melodia do “Rock clássico”. A banda traz também o sintetizador, o teclado e o vocal do Davi; o baixo e a voz do Goiaba; a bateria do Rodrigo; e a voz, acima de tudo doce, da principal vocalista, percussionista e produtora da grande maioria das canções, Niela.

Apesar do nacionalismo explícito em todos os aspectos do disco, ele abre espaço para as inglesas “Bill On Monday“, “For A Long Time” e “Keep Away“. As composições em Português, claro, acabam sendo bem mais interessantes dentro da proposta sonora do grupo, embora, “For A Long Time” seja uma das melhores faixas do álbum junto com “Parafina”.

O cenário musical independente goiano já deixou mais que provado que tem uma capacidade cíclica extremamente alta. Gloom é produto de um novíssimo ciclo e traz coisas bem específicas para a musicalidade atual. Em 12 faixas, Gloom combina a gritante mistura de elementos musicais e suas letras descontraídas, prometendo muita animação e um Rock bem interessante.

A seguir, a lista das músicas que você ouve de segunda a sexta-feira, às 10h00, na Rádio UFSCar:

Segunda
1.Tic Tac
2.Parafina
3.Balão

Terça
4.Menina
5.Discurso

Quarta
6.Bill On Monday
7.Dois Acordes

Quinta
8.Terceira Idade
9.Vem Você

Sexta

10.For A Long Time
11.Você Percebeu??
12.Keep Away

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA