Garotas Suecas – Feras Míticas

Escrito por em 19/08/2013

A MTV fez uma das suas melhores apostas no VMB de 2008 quando investiu no som do Garotas Suecas. Em 2010 a banda paulistana ganhou muitos fãs e visibilidade com seu disco de estreia, Escaldante Banda (atualmente um dos meus discos nacionais, tenho que dizer), recheado de músicas cheias de groove que misturam o funk com o rock e uma bela pitada de bom humor e brasilidade.

Agora em 2013 a banda de Guilherme Saldanha, Tomaz Paoliello, Irina Bertolucci, Fernando Freire e Antonio Paoliello volta com Feras Míticas, um registro mais maduro, mais tranquilo, e também mais complexo, que aposta nas experimentações e em novos terrenos musicais.

Enquanto Escaldante Banda era uma festa, o novo álbum tem toda uma atmosfera intimista e contida. As composições têm um tom bastante pessoal. A impressão que tive é que os Garotas Suecas se abriram para os ouvintes, mostrando suas experiências e sentimentos. Em faixas como “Bucolismo” e “Manchetes da Solidão” fica evidente o tom confessional das novas composições, e também a pegada mais sossegada das instrumentações, apesar de ainda bem calcados no funk e no soul.

Feras Míticas também tem um pezinho no rock sessentista e no psicodelismo. Os arranjos vocais são com frequência mixados com ecos, os teclados distorcidos e não raramente rola uma jam espontânea no final das faixas, deixando tudo com um ar sessentista, quase hippie.

Além disso, a presença de uma melancolia quase constante e a ausência quase total de músicas dançantes se faz notar a diferença em relação ao debut.

Alguns meses atrás foram liberados dois singles, “Eu Avisei Você” e “New Country”, o primeiro ganhou clipe e tudo o mais e é uma das melhores músicas do disco, uma espécie de hino das good vibes, que no disco ganhou o nome oficial “Eu Vou Sorrir pra Quem É Gente Boa”, e também algumas modificações na mixagem e na instrumentação. Nada radical, só alguns retoques.

 O interessante em “New Country” é o destaque da voz feminina, aliás, essa foi a melhor surpresa para mim no disco inteiro: o quanto a banda investiu nos vocais de Irina. Enquanto em Escaldante Banda a gente só tinha um gostinho da Iri em “Sunday Night Blues”, em Feras Míticas sua voz foi, finalmente, valorizada, protagonizando faixas como “Pode Acontecer” e “O Primeiro Dia”, além da participação mais evidente em outras faixas como backing vocal.

Feras Míticas é um disco notável. O Garotas Suecas mostra seu lado mais melancólico, experimental e intimista, mas sem perder o charme da simplicidade e o groove eletrizante que vem conquistando a todos desde 2008.

Diana Ragnole

Estagiária em Programação musical na Rádio UFSCar

A seguir, a lista de músicas que você escuta de segunda a sexta às 9h45, na Rádio UFSCar.

 segunda-feira

1. Manchetes da Solidão

2. New Country

3. Bucolismo

terça-feira

4. Pode Acontecer

5. L.A. Disco

quarta-feira

6. Eu Vou Sorrir Pra Quem É Gente Boa

7. A Nuvem (feat. Lurdez da Luz)

quinta-feira

8. St. Marks Theme

9. Bicho

sexta-feira

10. Charles Chacal

11. Roots Are For Trees

12. O Primeiro Dia

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA