Orquestra Voadora – Ferro Velho

Escrito por em 12/08/2013

A Orquestra Voadora é uma banda (das grandes) que junta o tradicional com o moderno, com um toque de nostalgia. Trata-se de uma banda de carnaval de rua que decidiu aumentar seu repertório em outros estilos e gravar seu primeiro disco, o Ferro Velho. O disco é recente, embora a banda já venha, desde 2008, fazendo suas apresentações memoráveis nas ruas de várias cidades do mundo.

A Orquestra Voadora é uma reunião de 15 músicos que costumavam tocar marchinhas popularescas durante o carnaval carioca. Atualmente eles só se apresentam neste formato de carnaval de rua, de forma que suas performances são sempre muito catárticas e empolgantes, um carnaval fora de época.

O Ferro Velho saiu pela gravadora Biscoito Fino, uma produção que demandou um bom tempo e organização, levando em conta que não é fácil conciliar o horário de 15 músicos que também têm outras coisa para fazer da vida além de encarnar o espírito carnavalesco.

Para seu primeiro disco, a Orquestra Voadora decidiu que seria interessante diversificar os estilos, para que suas músicas não ficassem muito marcadas como músicas de carnaval. Ferro Velho tem 11 faixas, sendo 7 covers e 4 autorais. A banda nutre um gosto pelo groove, de forma que entre os covers se encontram músicas de Stevie Wonder, Fela Kuti, Mutantes e até de artistas inusitados como Rage Against The Machine e Roberto Carlos.

Suas músicas autorais são bastante influenciadas pelas fanfarras modernas americanas e francesas, e algumas, como a faixa título do álbum, são inclusive cantadas. Por esta diversidade, Ferro Velho é um disco para se ouvir durante o ano todo, embora não esteja completamente desvinculado do carnaval.

O nome do álbum é uma referência ao ambiente urbano,  onde surgiu o carnaval das marchinhas, uma referência aos prédios, ruas, avenidas, praças e demais lugares pelos quais as orquestras de rua, inclusive a Orquestra Voadora, ganham vida ao tocar suas músicas para a população que vai apreciar o show e festejar.

Ferro Velho é um disco animado e nostálgico. Traz um pouco da energia dos carnavais para quem ouve, mas para quem gosta mesmo da festa, ver um show da Orquestra Voadora é indispensável!

Diana Ragnole
Estagiária em Programação musical na Rádio UFSCar

A seguir, a lista de músicas que você escuta de segunda a sexta às 9h45, na Rádio UFSCar.

segunda-feira
1. African Battle (Manu Dibango cover)
2. Ferro Velho
terça-feira
3. Todos Estão Surdos (Roberto Carlos/Erasmo Carlos cover)
4. Expensive Shit (Fela Kuti cover)
quarta-feira
5. Tá na Hora
6. Amor
quinta-feira
7. Superstition (Stevie Wonder cover)
8. Elefante
sexta-feira
9. Know Your Enemy (Rage Against The Machine cover)
10. Pra Viagem
11. Top Top (Mutantes cover)

Revisão: Sheila Castro

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA